Futebol em Foco

Palmeiras não perde no Allianz a nove meses, e conta com a força de sua torcida.

Verdão acumula 22 partidas de invencibilidade na arena e precisa continuar assim para reverter a desvantagem contra o Água Santa e conquistar o título paulista neste domingo
Foto: GE SPPalmeiras não perde em casa há nove meses e conta com a força da torcida pelo oitavo título no Allianz
Palmeiras não perde em casa há nove meses e conta com a força da torcida pelo oitavo título no Allianz

Palmeiras colocará à prova neste domingo uma das maiores invencibilidades da história do Allianz Parque. O time de Abel Ferreira não perde em sua casa há nove meses e recebe o Água Santa, precisando reverter a desvantagem na final do Campeonato Paulista.

O último revés alviverde na arena foi em 2 de julho de 2022, quando o Athletico-PR venceu o Verdão por 2 a 0, pelo Brasileiro. Desde então, são 16 vitórias e seis empates.

Esta atualmente é a segunda maior sequência de invencibilidade do Palmeiras no Allianz Parque, igualando os mesmos 22 jogos de 2019. O recorde é de 28 jogos, obtido entre agosto de 2016 e junho de 2017 (21 vitórias e sete empates).

Só em 2023, são cinco vitórias, dois empates, oito gols marcados e apenas um sofrido pelo Verdão na sua casa. Nos dois mata-matas que disputou neste Paulistão, venceu tanto o São Bernardo quanto o Ituano por 1 a 0.

Foto: IBDNINSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DA NATUREZA
INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DA NATUREZA

Caso o resultado se repita, a decisão do Estadual irá para os pênaltis. Com a vitória do Água Santa por 2 a 1 na partida de ida, na Arena Barueri, o Verdão precisa de um triunfo pela diferença mínima para levar a decisão às penalidades. Só vitórias a partir de dois gols de vantagem dão o título no tempo normal ao time de Abel Ferreira.

A torcida já comprou cerca de 40 mil ingressos para a final e promete fazer uma grande festa desde a saída da delegação da Academia de Futebol rumo à arena. Abel Ferreira já "convocou" os palmeirenses logo após a derrota no primeiro jogo.

– Vamos nos atirar com o que temos e tentar preparar o jogo da melhor forma, contando com o apoio dos torcedores. Mesmo com alguns erros que cometemos, eles têm nos empolgado. A ajuda deles vai ser fundamental – avisou, domingo passado.

Desde a inauguração da arena, no fim de 2014, o Palmeiras tem bons números jogando mata-matas no Allianz Parque: são 39 decisões entre classificações e finais, com 30 resultados a favor do Verdão e apenas nove eliminações ou vice-campeonatos.