A Fifa e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) enviaram uma carta à Federação de Futebol da Índia (AIFF) alertando sobre a possibilidade de exclusão da seleção nacional e dos clubes indianos de todas as competições caso o novo estatuto não seja entregue até 30 de outubro.
De acordo com o comunicado, a Fifa e a AFC demonstraram "profunda preocupação" com a incapacidade da AIFF de elaborar e adotar o novo texto. A falta de cumprimento do prazo estabelecido resultará na submissão do caso à Fifa, conforme o documento ao qual a AFP teve acesso.
A carta ressalta a importância da AIFF acatar a mensagem como vinculativa e implementar as mudanças imediatamente para garantir seus direitos como membro da Fifa e da AFC.
O novo estatuto da AIFF é o cerne de um processo iniciado em 2017, ainda em andamento no Supremo Tribunal da Índia. Em 2022, a federação foi temporariamente suspensa por questões de tráfico de influência, mas a punição foi revogada após a realização de eleições para a presidência, vencidas por Kalyan Chaubey.
Enquanto a ameaça da Fifa paira sobre a AIFF, a edição 2025/2026 da Superliga da Índia (ISL), principal competição do país, foi adiada devido a desacordos financeiros entre a federação e o administrador privado do campeonato.