O Atlético-MG iniciou o planejamento para a temporada 2026, conduzido pelo recém-contratado técnico Jorge Sampaoli. Em parceria com o departamento de futebol, investidores e o Ciga, o clube já começou a delinear a estrutura do elenco para o próximo ano. Rafael Menin, em entrevista ao ge, compartilhou suas perspectivas sobre essa nova fase com Sampaoli e a expectativa de um trabalho contínuo e frutífero.
Menin afirmou que o planejamento preliminar já está em andamento: "Já tem uma conversa preliminar. Eu estou no conselho, no comitê, mas a gente normalmente começa o planejamento do ano seguinte no mês de setembro. Então, eu diria que o pontapé inicial já foi iniciado".
Sobre possíveis mudanças no elenco, Rafael Menin evitou falar em reformulação. Ele destacou que as alterações serão pontuais e cuidadosas: "Todo ano a gente faz algum ajuste natural e vamos fazer isso com muita técnica, com muito debate, como a gente tem feito nos últimos quatro, cinco anos, entre erros e acertos. Acho que tem mais acertos do que erros, o que a gente espera é fazer um pouquinho melhor".
O começo da nova etapa de Sampaoli no Atlético-MG incluiu resultados mistos: uma derrota para o Cruzeiro na Copa do Brasil, um empate com o Santos pelo Brasileirão e outro empate contra o Bolívar na Copa Sul-Americana. Menin expressou confiança no trabalho do argentino, elogiando sua intensidade e dedicação.
"Acho que uma escolha boa, viu! Muito trabalhador, muito intenso, tem um treino de alta qualidade e acho que vai dar bons frutos, mas não nada do dia para a noite", comentou Menin.
Menin também abordou as especulações sobre as críticas de Sampaoli à intensidade do elenco. Ele negou que o treinador esteja insatisfeito com o preparo físico dos jogadores: "As pessoas falam, fazem afirmações de forma muito irresponsável, sabe. Ele falou de intensidade, mas, de modelo de jogo, os parâmetros físicos, não tem nada fora de padrão, é pouca lesão, é quilômetro por jogo. Isso é bobagem".
O investidor destacou sua insatisfação com a forma irresponsável que algumas informações são divulgadas na mídia: "As pessoas, de forma muito irresponsável, colocam logo em xeque um trabalho que é feito todo dia e fica por isso mesmo, né? É uma pena que isso aconteça na indústria do futebol."