O Barcelona anunciou na última terça-feira (5) o início de um processo disciplinar envolvendo o goleiro alemão Marc-André Ter Stegen. A situação se tornou incerta para o jogador no clube catalão, que recomendou sua busca por uma nova equipe devido a dificuldades enfrentadas nas últimas temporadas, marcadas por lesões graves.
Após submeter-se a uma cirurgia nas costas, Ter Stegen não concorda com a divulgação de seu quadro médico, a fim de evitar possíveis punições por parte da LaLiga, que analisa a ausência dos jogadores por motivos de saúde. Isso coloca em risco sua situação no Barcelona.
De acordo com informações da imprensa local, o Barcelona planeja utilizar o período de afastamento do goleiro, de 33 anos, em decorrência da cirurgia, para atender às regras do fair-play financeiro da LaLiga, permitindo assim a inscrição de novos jogadores. No entanto, a resistência de Ter Stegen, que perdeu espaço no time com as recentes contratações, complica essa estratégia.
Envolvido em questões financeiras nos últimos anos e aguardando a reabertura do renovado Camp Nou, o Barcelona considera a atitude do goleiro alemão prejudicial do ponto de vista esportivo e econômico para o clube. Ter Stegen, único jogador remanescente do título do Barça na Liga dos Campeões de 2015, pode enfrentar sanções severas de acordo com o regulamento da LaLiga, incluindo a rescisão de seu contrato.