Samuel Umtiti anunciou sua aposentadoria nesta segunda-feira (15), utilizando suas redes sociais para compartilhar a decisão. Aos 31 anos, o ex-jogador encerra uma trajetória que inclui passagem pelo Barcelona e um título da Copa do Mundo de 2018 com a seleção francesa.
Durante o mundial de 2018, Umtiti formou com Varane a dupla de zagueiros titular dos Bleus. Umtiti foi fundamental na classificação para a final, marcando o gol decisivo na vitória de 1 a 0 sobre a Bélgica na semifinal.
Na final, a França superou a Croácia por 4 a 2, garantindo o título. Em sua mensagem de despedida, Umtiti expressou gratidão a todos os clubes e pessoas que contribuíram para sua carreira.
"Depois de uma carreira intensa, com altos e baixos, chegou a hora de me despedir... Dei tudo com paixão e não me arrependo de nada. Gostaria de agradecer a todos os clubes, presidentes, técnicos e jogadores com quem pude trabalhar. Obrigado, Lyon. Obrigado, Barcelona. Obrigado, Lille. Obrigado, Lecce. Obrigado, seleção francesa. E obrigado a todos os torcedores pelo apoio."
O jornal francês 'L'Équipe' destacou que Umtiti enfrentou problemas físicos nas últimas temporadas, afetando seu desempenho. Após iniciar sua carreira no Lyon, o jogador também passou por Barcelona, Lecce e encerrou sua trajetória no Lille.
A seleção francesa homenageou o ex-jogador em suas redes sociais: "Nosso campeão mundial de 2018, Samuel Umtiti, decidiu pendurar as chuteiras aos 31 anos. Parabéns pela sua grande carreira, Sam, e obrigado por tudo o que você deu à seleção francesa".