No clássico carioca válido pelas quartas de final da Copa do Brasil, Vasco e Botafogo protagonizaram um confronto equilibrado. O primeiro tempo foi movimentado, com um gol para cada lado, mas a intensidade diminuiu ao longo da partida. No jogo de ida, as equipes ficaram no empate por 1 a 1, em duelo realizado nesta quarta-feira (27), no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, sem vantagem para nenhum dos lados. A decisão ficou para o jogo de volta, agendado para o dia 11 de setembro, no Nilton Santos, às 21h30, onde o vencedor avançará para as semifinais do torneio.
O confronto começou com bastante intensidade. O Botafogo soube explorar as jogadas aéreas e, na segunda oportunidade de Arthur Cabral, o atacante abriu o placar com uma cabeçada precisa, aos sete minutos. No entanto, a alegria alvinegra durou pouco. Pouco tempo depois, o Vasco empatou em uma jogada pelo alto: Nuno Moreira cruzou, Marlon Freitas não conseguiu cortar, e Jair apareceu na segunda trave para balançar as redes, aos 16 minutos.
O gol de empate animou a equipe da casa, que passou a ter mais posse de bola e dominar as ações. O Vasco chegou com perigo em chutes de Rayan e Coutinho, que passaram perto da trave. Já o Botafogo, apesar de recuar, quase marcou em uma cabeçada de Barboza, mostrando perigo nas jogadas aéreas. Nos minutos finais, o Vasco pressionou e quase virou o jogo em uma cabeçada de Vegetti, parando em uma boa defesa de John.