FIFA define confronto decisivo no Mundial para rival do Flamengo

Flamengo aguarda definição de adversário no Mundial. Saiba mais!
Foto: Reprodução / FIFA
Estádio BMO, casa dos Los Angeles FC, será palco da partida decisiva

A FIFA anunciou a data, horário e local do jogo que determinará o último adversário do Flamengo na fase de grupos do Mundial de Clubes. O embate entre Los Angeles FC, dos Estados Unidos, e América, do México, está marcado para o Estádio BMO, casa da equipe norte-americana, no dia 31, às 23h30 (horário de Brasília).

Disputa pela vaga no Grupo D

Os clubes Los Angeles FC e América disputam a vaga que originalmente pertencia ao León, do México, que foi removido do torneio por possuir o mesmo proprietário do Pachuca, o que vai contra o regulamento. O América, melhor ranqueado na Conmebol, e o Los Angeles FC, vice-campeão da Copa dos Campeões da Concacaf, buscam a oportunidade de integrar o Grupo D, ao lado do Chelsea, da Inglaterra, e do Espérance, da Tunísia.

Recursos negados e contradições

Tanto o León quanto o Alajuelense, da Costa Rica, recorreram ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) alegando direitos à participação, mas tiveram seus recursos negados. A decisão da FIFA de realizar um playoff entre América e Los Angeles FC levanta questões sobre a contradição do próprio regulamento, que estabelece um limite de dois clubes por país no torneio, exceto para campeões continentais.

Exclusão e contestações

No início do ano, o Comitê de Apelações da FIFA confirmou a exclusão de León e a qualificação do Pachuca, ambos devido à violação do regulamento do Mundial. A situação envolvendo os clubes mexicanos gerou contestações, com alegações de descumprimento das regras e pedidos de exclusão ou substituição.

Diante das polêmicas e contestações, a FIFA se viu diante de impasses que impactam a composição dos grupos e a conformidade com o regulamento. A decisão final sobre o confronto entre América e Los Angeles FC promete definir não apenas mais um participante do Mundial, mas também trazer à tona discussões sobre a transparência e as regras do torneio de clubes mais importante do mundo.

Leia mais