O Fluminense está prestes a concluir a venda do meia Isaque, de 18 anos, para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Após uma reunião entre as diretorias dos clubes, o negócio praticamente se concretizou no último domingo, com os ucranianos aceitando as condições propostas pelos tricolores. Resta apenas a definição do fluxo de pagamento, etapa que deve ser finalizada nesta segunda-feira.
O valor da transferência gira em torno de 12 milhões de euros, sendo 10 milhões fixos. Além disso, o Fluminense manterá 10% dos direitos em uma possível negociação futura do jogador. Tanto o atleta quanto os empresários concordaram em reduzir sua participação de 15% para 6% para viabilizar o acordo. Uma cláusula de preferência em caso de retorno ao Brasil também faz parte do contrato.
O Shakhtar apresentou duas propostas anteriores ao Fluminense, sendo a primeira de 7 milhões de euros (R$ 44,5 milhões) e a segunda de 9 milhões de euros (R$ 57,2 milhões), ambas recusadas. No entanto, a terceira oferta foi aceita, consolidando a negociação.
Isaque demonstrou interesse em ir para um clube onde teria mais oportunidades de jogar. Ele inclusive se despediu de seus companheiros no sábado, evidenciando a proximidade da transferência.
O jogador estava incluso na lista de convocados para a partida do time sub-20 contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca da categoria, porém foi retirado do grupo ainda na noite de sexta-feira. O Fluminense saiu vitorioso do confronto, com um placar de 2 a 0.
Isaque foi promovido ao time profissional na reta final do Brasileirão de 2024, participando de 11 jogos e enfrentando mais concorrência após a chegada de Acosta e a preferência tática de Renato Gaúcho por um meio-campo com três volantes.
Além do interesse do Shakhtar Donetsk, o jogador recebeu sondagens de Manchester City e Liverpool, porém nenhuma delas se transformou em proposta oficial.
No início deste ano, o Fluminense renovou o contrato de Isaque, estendendo seu vínculo até o final de 2029. O jovem se destacou na geração vitoriosa “Esquadrilha 07”, que conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Sub-17 em 2024.