Guardiola comenta fase do City com ironia

Pep Guardiola critica desempenho do Manchester City e celebra reforço.
Foto: Glyn KIRK / AFP
Pep Guardiola, tecnico do Manchester City.

O Manchester City, pela segunda temporada consecutiva, enfrenta um problema recorrente: o excesso de contusões. Este fator tem impactado o desempenho da equipe, que venceu apenas duas das sete partidas disputadas até agora no ano. Durante uma entrevista coletiva na sexta-feira, o técnico Pep Guardiola utilizou de ironia ao abordar a situação delicada, afirmando que o time "é perfeito, não pode perder" e que, na Champions League, ter 13 pontos é considerado "um desastre" para o City, embora seja aceitável para outras sete equipes na mesma condição.

Neste sábado, contra o Wolverhampton pela 23ª rodada do Campeonato Inglês, o City pode ter até oito desfalques. No entanto, Guardiola comemorou a estreia de Marc Guéhi, zagueiro inglês recém-chegado do Crystal Palace. Guéhi é visto como um reforço bem-vindo, especialmente considerando as ausências na zaga. O treinador destacou a experiência do jogador, que já foi capitão de um time vencedor na Copa da Inglaterra.

Os problemas do City não param por aí. Além de seis jogadores no departamento médico — Savinho, Josko Gvardiol, Mateo Kovacic, John Stones, Ruben Dias e Oscar Bobb —, Guardiola mencionou que Matheus Nunes, gripado, e Nico González, que ainda será avaliado, são dúvidas para a próxima partida.

As derrotas recentes para Bodo/Glimt, na Champions League, e para o Manchester United, no Campeonato Inglês, complicaram ainda mais a situação do City. Atualmente vice-líder no campeonato doméstico, o time está a sete pontos do Arsenal. Na Champions League, ocupa a 11ª posição, sem vaga garantida nas oitavas de final, restando apenas uma rodada para o término da fase classificatória.

Guardiola defende Rodri: "Deem um tempo"

Apesar do momento desfavorável, Guardiola escolheu uma abordagem irônica ao lidar com a pressão. Durante a coletiva, ele declarou que o time "não pode perder" e que a equipe precisa mudar a dinâmica para vencer os próximos jogos contra Wolverhampton e Galatasaray.

O técnico também saiu em defesa de Rodri, volante espanhol que ainda não recuperou totalmente o ritmo após um afastamento de 11 meses devido a uma ruptura de ligamentos. Guardiola pediu compreensão e paciência, afirmando que é necessário tempo para que o jogador se recupere plenamente.

"Sei que é um desastre ter 13 pontos na Champions"

O City precisa vencer o Galatasaray para assegurar sua vaga nas oitavas de final da Champions League e evitar passar pelos playoffs, fase em que foi eliminado pelo Real Madrid na temporada anterior. Guardiola comentou sobre a situação, apontando a ironia de que, enquanto ter 13 pontos é visto como um desastre para o City, é considerado aceitável para outras grandes equipes, possivelmente referindo-se ao PSG.

Leia mais