A Série C do Campeonato Brasileiro passará por uma significativa transformação. A partir de 2027, a competição terá mudanças que fazem parte das reformas no calendário do futebol nacional propostas pela CBF. O destaque é o aumento no número de participantes, mas essa mudança não acontecerá de imediato.
Para a próxima temporada, a Série C manterá o formato atual, com 20 clubes competindo. A primeira fase seguirá com todos os times se enfrentando ao longo de 19 rodadas. Os oito mais bem colocados avançam para a disputa do acesso, divididos em dois quadrangulares com quatro equipes em cada grupo. Os dois melhores de cada quadrangular conseguem a promoção à Série B, e os dois primeiros disputam a final.
A principal alteração para 2026 será a redução do número de rebaixados de quatro para dois times. Por outro lado, seis clubes da Série D terão acesso à Série C. Esse formato será mantido também em 2027, quando o número de participantes aumentará para 24 equipes.
Em 2028, a Série C abrigará 28 times. Nesse ano, o número de rebaixados aumentará para seis, enquanto a Série D continuará promovendo seis equipes. O número de participantes se manterá assim nas edições seguintes.
Em relação ao formato de disputa, a edição de 2027, com 24 equipes, terá uma primeira fase que se estende para 23 rodadas. Já em 2028, com 28 times, a competição será dividida em dois grupos de 14 equipes. Os quatro melhores de cada grupo avançarão para a fase final, que seguirá o modelo atual.
Além disso, a partir de 2028, o campeão da Série C garantirá uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.