Com o novo formato da Copa do Mundo, a seleção brasileira, que liderou seu grupo, terá pela frente o segundo colocado do Grupo F na próxima fase. A disputa está acirrada entre Holanda, Japão e Suécia.
A mudança no regulamento para 48 seleções fez com que alguns primeiros colocados enfrentem terceiros de outros grupos. No entanto, o Brasil escapa dessa regra específica.
Os líderes dos grupos C, F, H e J têm como adversários na segunda fase as equipes que terminam em segundo lugar em seus respectivos grupos. Para os demais líderes de grupo, a Fifa definiu que enfrentarão um dos oito melhores terceiros colocados.
O objetivo é balancear os cruzamentos e evitar confrontos precoces entre campeões de grupo. Por exemplo, se o Brasil avançar após enfrentar o segundo do Grupo F, encontrará nas oitavas o vencedor entre os segundos colocados dos Grupos E e I.
As partidas decisivas ocorrem às 20h desta quinta-feira.