Santos e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontece na Vila Belmiro e será transmitido pelo Premiere.
O momento é delicado para o Santos, que não vence há seis jogos. O clube, próximo da zona de rebaixamento no Campeonato Paulista, iniciou o Brasileirão com derrota para a Chapecoense. A torcida tem manifestado insatisfação com o técnico Juan Pablo Vojvoda e o elenco, direcionando críticas principalmente à diretoria, representada pelo presidente Marcelo Teixeira e pelo executivo Alexandre Mattos.
Já o São Paulo vive uma fase favorável em 2026, vindo de duas vitórias consecutivas, incluindo uma contra o próprio Santos e outra frente ao Flamengo. No Campeonato Paulista, a equipe passou a mirar o mata-mata após escapar da ameaça de rebaixamento. A vitória de estreia no Brasileirão contra o Flamengo trouxe ainda mais ânimo ao time.
Neymar, ainda em recuperação, não será opção no clássico, mas Tiquinho Soares pode retornar aos relacionados. A provável escalação deve incluir Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Luan Peres e Vinicius Lira; João Schmidt, Zé Rafael e Gabriel Menino; Barreal, Gabigol e Rony.
O São Paulo deve manter a base que atuou contra Santos e Flamengo, evitando grandes alterações, a menos que haja necessidade por desgaste físico. Provavelmente, Rafael; Alan Franco (ou Dória), Arboleda e Sabino; Maik (ou Cédric), Danielzinho, Bobadilla, Marcos Antônio (ou Pablo Maia) e Enzo Diaz; Luciano e Calleri estarão em campo.