Futebol em Foco

Futebol de Travinha, saiba como foi oficializado

Futebol de Travinha? Tenho certeza que você conhece ou já jogou.
Foto: DivulgaçãoFutebol de Travinha
Futebol de Travinha

O jogo de futebol disputado com traves pequenas, tradicional em campinhos, quadras e praias Brasil afora agora é uma modalidade oficial, graças ao surgimento da Confederação Brasileira de Futebol de Travinha (CBFT), fundada em João Pessoa.

É a primeira confederação do gênero no mundo. No Brasil, a entidade já promoveu a criação de seis federações estaduais oficiais (PB, CE, SP, RJ, BA e AC) e, no momento, articula mais 6 (PE, MA,RN,PI,MG e DF). “Está em projeto a realização do 1º Torneio e Campeonato”, adianta Valmir Júnior, secretário-geral da CBFT - Confederação Brasileira de Futebol de Travinha.

A post shared by Valmir Junior (@valmirtravinha)

Entusiasta da travinha, o dirigente pesquisou por 10 anos, até verificar que a modalidade não possuía registro. “Preparei tudo: regras, estatuto e ata de fundação”, conta o paraibano de 51 anos, que já sonha alto, com a realização de mundial da modalidade e a participação em Olimpíadas.

No livro de regras da CBFT, o jogo é disputado numa quadra de 25m de comprimento por 15m de largura, com traves verticais de 1,20m por 0.80c. Não há goleiro, e os times são compostos por três jogadores cada, além de três reservas. A duração da partida é de dois tempos de 10 minutos.

A confederação incorpora um dos nomes pelos quais o jogo é conhecido no Brasil. Conforme foi apurado o Futebol com ajuda de leitores, travinha é um termo usado em pelo menos oito estados, incluindo a sede da entidade (PB, CE, PI, BA, AL, PA, TO e ES).

O jogo é disputado numa quadra de 25m de comprimento por 15m de largura, veja o primeiro campinho oficial de futebol de travinha, feito de gramado sintético em Fortaleza.

Foto: Divulgação1º campinho oficial de futebol de travinha
1º campinho oficial de futebol de travinha

Outros nomes

Além de travinha, o jogo também é conhecido como golzinho (RJ, SP, MG, ES, GO, DF, RS, BA e PI), gol caixote (SP), gol caixão (SP), golzinho de praia (MG), chinelim (MG), barrinha (PE), mirim (RN), goleirinha (RS), cacetinho (RS), travinha fechada (SC), furingo (ES) e arinha (estados do Norte).

Muitos nomes, mas só um caberia na sigla da entidade. “As pessoas de diferentes estados com quem a gente conversou não viram problema na escolha do nome travinha”, garante Valmir. Agora, ele se movimenta para conseguir uma audiência com o Ministério do Esporte para apresentar a nova modalidade. “Em João Pessoa, já tivemos o reconhecimento como Utilidade Pública Municipal e estadual”.

Ainda segundo Valmir, está sendo reformulado o estatuto para o lançamento, vai ter o curso de arbitro nacional em cada estado que possui federações.

Se você também é fã de travinha e deseja liderar uma federação em seu estado, a CBFT está interessada na sua difusão. “Quanto mais campeonatos estaduais tivermos, mais forte será a modalidade”, destaca o dirigente. “Para se juntar a gente, basta entrar em contato, e solicitar orientação, ata e estatuto”, reforça. Como se vê, a coisa é séria mesmo.

Confederação Brasileira de Futebol de Travinha (CBFT) -  Fone: (83) 98725-2025.