Lesões complicam opções do Botafogo para próximas partidas

Santiago e Marçal desfalcam elenco e preocupam Botafogo.
Foto: Reproducao
Santi Rodriguez sente lesao em Gremio x Botafogo.

O Botafogo enfrentou uma dura derrota por 5 a 3 para o Grêmio na última quarta-feira, durante a segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe, comandada por Martín Anselmi, abriu o placar em Porto Alegre, mas sofreu uma virada rápida no início do segundo tempo, levando três gols em cerca de dez minutos. Anselmi tem expressado publicamente a falta de opções no elenco, situação que se agravou com as lesões de Santi Rodríguez e Marçal.

Santi Rodríguez sentiu uma lesão no joelho direito após um choque com Wagner Leonardo, ainda aos 12 minutos do primeiro tempo na Arena do Grêmio. O jogador voltou ao campo, mas as dores persistiram após tentar um giro, o que resultou em sua substituição. Durante o intervalo, Santi foi visto aplicando gelo no banco de reservas, mas iniciou o segundo tempo sem a bolsa. Detalhes sobre a condição física de Santi ainda não foram divulgados pelo clube.

Já Marçal, que atuou durante os 90 minutos no recente clássico contra o Fluminense, foi diagnosticado com uma lesão no ligamento medial colateral do joelho direito. O lateral-esquerdo, que vinha sendo improvisado como zagueiro, será desfalque por aproximadamente três semanas e não participou do confronto contra o Grêmio.

Para substituir Santi, o Botafogo conta com Artur como opção imediata. No entanto, a ausência de Marçal traz mais desafios para a defesa. Anselmi tem optado por um esquema com três zagueiros, mas apenas Barboza é zagueiro de origem entre os titulares. Bastos, outro zagueiro disponível, está em controle de carga após sua reestreia, e Ythallo, nova contratação, ainda não pode ser regularizado devido a uma punição da FIFA ao clube.

Além de Santi e Marçal, o departamento médico do Botafogo está lidando com as situações de Chris Ramos e Joaquín Correa. Ambos enfrentam problemas físicos, sendo que Ramos sofre de dores após um choque e Correa lida com uma sobrecarga muscular. Não há, até o momento, uma previsão de retorno para esses jogadores.

Em entrevista coletiva, Anselmi comentou sobre o cenário atual: "Com os jogadores que temos, temos que enfrentar isso de diferentes maneiras. Entendo que temos que ter um bom planejamento, acho que vai ter boas notícias no decorrer dos próximos dias e vamos poder encarar as próximas partidas mais preparados".

O próximo desafio do Botafogo será neste domingo, às 18h (horário de Brasília), contra o Vasco, válido pela sexta e última rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca. Pelo Brasileirão, a equipe enfrentará o Fluminense na quinta-feira, 12 de fevereiro.

Leia mais