Futebol em Foco

Zagueiro Jérome Boateng encerra carreira aos 37 anos

Jérome Boateng anuncia aposentadoria após passagem pelo LASK.
Foto: AFPJerome Boateng
Jerome Boateng

O zagueiro alemão Jérome Boateng, de 37 anos, anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria do futebol. Conhecido por sua atuação destacada no Bayern de Munique e por ser campeão do mundo na Copa de 2014, Boateng esteve em campo durante a histórica vitória de 7 a 1 sobre o Brasil nas semifinais, no Mineirão.

Em vídeo nas redes sociais, Boateng compartilhou a decisão com os fãs. "Família, amigos, fãs, chegou a hora. Preciso contar uma coisa para vocês. O futebol me deu tanto, agora é hora de seguir em frente, não porque preciso, mas porque estou pronto", declarou enquanto mostrava as camisas que vestiu durante a carreira, encerrando o vídeo ao caminhar sem uniforme.

A decisão de se aposentar veio após uma experiência decepcionante no LASK, da Áustria, onde rescindiu seu contrato no mês passado. O clima com a torcida ficou tenso devido a uma revelação de possível agressão à namorada em 2018. Apesar de ter sido multado em 200 mil euros e advertido, o caso foi arquivado em março deste ano por falta de provas.

No Bayern de Munique, Boateng construiu uma trajetória memorável ao conquistar 26 títulos, incluindo nove Campeonatos Alemães, duas Ligas dos Campeões, duas Supercopas da Uefa e dois Mundiais de Clube. Em sua carreira, participou de impressionantes 667 jogos, marcando 14 gols e contribuindo com 41 assistências.

Pela seleção alemã, Boateng brilhou ao vencer o Europeu juvenil em 2009 e a Copa do Mundo de 2014 contra a Argentina no Maracanã. Em 2016, foi eleito o jogador do ano na Alemanha. Apesar de sua saída dos gramados, Boateng ainda não revelou se seus próximos passos estarão ligados ao futebol.