Futebol em Foco

Egito vence a Costa do Marfim nos pênaltis e vai às quartas de final

O zagueiro marfinense Eric Bailly, do Manchester United, perdeu sua penalidade, e coube ao atacante Mohamed Salah, do Liverpool, converter a cobrança decisiva na disputa.
Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFPMohamed Salah em ação pelo Egito contra a Costa do Marfim
Mohamed Salah em ação pelo Egito contra a Costa do Marfim

O Egito venceu a Costa do Marfim por 5 a 4 nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, em Douala, e se classificou nesta quarta-feira (26) para as quartas de final da Copa Africana de Nações. O zagueiro marfinense Eric Bailly, do Manchester United, perdeu sua penalidade, e coube ao atacante Mohamed Salah, do Liverpool, converter a cobrança decisiva na disputa.

A seleção egípcia vai enfrentar Marrocos nas quartas de final, domingo, em Yaoundé. A última vaga nas quartas de final sairá ainda nesta quarta-feira, do confronto entre Mali e Guiné Equatorial. Este jogo vai apontar o adversário de Senegal, também no domingo. Os outros dois jogos das quartas de final serão Burkina Faso x Tunísia e Gâmbia x Camarões, ambos no sábado.

Nicolas Pépé abriu a série de cobranças fazendo 1 a 0 para a Costa do Marfim. Zizo igualou para o Egito, Ibrahim Sangaré e Amr El Solia também marcaram na sequência, até que Eric Bailly, chutou na trave o terceiro pênalti marfinense. O zagueiro foi um dos destaques da partida, mesmo atuando com uma proteção na cabeça devido a um choque no jogo anterior, contra a Argélia.

Omar Kamal converteu sua penalidade e colocou o Egito na frente (3 a 2). Maxwel Cornet igualou o placar, mas Mohamed Monem manteve o Egito com 100% de aproveitamento. Wilfried Zaha acertou a quinta cobrança da Costa do Marfim, deixando a decisão nos pés do craque Mohamed Salah. E o camisa 10 não desperdiçou a chance, levando o Egito para as quartas de final.