Futebol em Foco

Egito vence o Marrocos de virada e vai à semifinal da Copa Africana de Nações

Craque do Liverpool faz um gol e dá o passe para o outro no triunfo dos Faraós.
Foto: CAFONLINE.COMSalah celebra gol de empate do Egito
Salah celebra gol de empate do Egito

Com show do craque Mohamed Salah, autor de um gol e do passe para Trézéguet decidir o jogo, o Egito derrotou Marrocos por 2 a 1, de virada, na prorrogação, e se classificou para a semifinal da Copa Africana de Nações.

A vitória em Yaoundé teve um toque dramático para o Egito. O goleiro Mohamed Abou Gabal se machucou nos minutos finais do tempo normal, e acabou saindo no início da prorrogação para a entrada de Mohamed Sobhi, de 22 anos, que fez sua estreia na seleção egípcia.

Na semifinal de quinta-feira, também em Yaoundé, o Egito vai enfrentar Camarões, anfitrião da Copa Africana, que derrotou Gâmbia nas quartas de final, no sábado. A primeira semifinal será na quarta, entre Burkina Faso e o vencedor de Senegal e Guiné Equatorial, que se enfrentam neste domingo.

Logo no primeiro ataque marroquino, o astro Hakimi foi derrubado por Ashraf na área. O árbitro senegalês Maguette Ndiaye hesitou na marcação e só confirmou o pênalti após ser chamado pelo VAR para rever o lance. Sofiane Boufal cobrou a penalidade com categoria e abriu o placar.

O Egito passou a pressionar em busca do empate, mas parou em duas boas defesas do goleiro Bono, em chutes de fora da área. Aos seis do segundo tempo, Bono espalmou a cabeçada de Kamal, mas Mohamed Salah empatou no rebote.

O empate do Egito deixou o jogo tenso, e uma entrada de Mostafa Mohamed em Hakimi aos 30 minutos gerou uma confusão generalizada entre quase todos os jogadores em campo. Logo depois, o Marrocos quase marcou com Naif Aguerd, mas Abou Gabal espalmou a cabeçada, e a bola ainda bateu no travessão na sequência.

Abou Gabal acabou sofrendo uma lesão na coxa, mas tentou permanecer na partida. O goleiro começou a Copa Africana na reserva, e entrou no time após a contusão do titular Mohamed El Shenawy, logo na estreia, contra a Nigéria.

Mesmo tentando voltar para a prorrogação, Abou Gabal só resistiu mais seis minutos em campo, tendo que dar lugar a Sobhi. A perda do goleiro não abalou o Egito, que virou o jogo aos dez minutos do primeiro tempo. Salah avançou pela direita, driblou Aguerd e cruzou de pé direito para Trézéguet marcar na pequena área. Mesmo tentando pressionar, Marrocos não conseguiu sequer uma conclusão a gol até o fim.

Festa do Egito, que é a seleção que mais vezes chegou às semifinais da Copa Africana de Nações (16 vezes).