Futebol em Foco

Sem receber há quatro meses, Alan Kardec vive impasse na China e estuda retorno

Segundo empresário, atacante tem propostas de três clubes brasileiros e outros dois estrangeiros.
Foto: Sina.com.cnAlan Kardec comemorando gol pelo Shenzhen
Alan Kardec comemorando gol pelo Shenzhen

Alan Kardec pode encerrar em breve sua passagem pelo futebol da China. Sem receber salário há quatro meses no Shenzhen FC, o centroavante de 33 anos vive um impasse com seu clube e cogita acionar a Fifa para rescindir o contrato e seguir a carreira em outro lugar.

Kardec está de férias na China e tem reapresentação marcada para o dia 26 de fevereiro. Mas o empresário do jogador, Marcos Casseb, espera definir a situação na próxima semana, antes do Ano Novo chinês.

Em último contato, o Shenzhen prometeu pagar a dívida com Kardec até o fim de janeiro, caso contrário, completará cinco meses de atraso salaral. Casseb, porém, não crê numa solução e começa analisar alternativas para o brasileiro. Segundo ele, há propostas de três clubes brasileiros, um da China e outro dos Emirados Árabes Unidos.

Uma das opções é tentar negociar um empréstimo de Kardec, para aliviar a folha salarial do Shenzhen. Caso não seja possível, uma rescisão amigável ou até uma ação na Fifa são as opções para definir o futuro do brasileiro.

Recentemente, o meia colombiano Quintero ameaçou ir à Fifa, mas chegou a um acordo com o Shenzhen para que fosse emprestado ao River. Outros dois jogadores chineses foram à Fifa e chegaram a bloquear a conta do Shenzhen.

Drama similar em ex-clube

Esta é a segunda vez que Kardec passa por um problema de atraso de salários na China. Em 2020, ele ficou sete meses sem receber no Chonqing Lifan. Por conta disso, transferiu-se ao Shenzhen em 2021.

Revelado pelo Vasco e com passagens por Santos, Palmeiras e São Paulo, Alan Kardec está no futebol chinês desde 2016.