Futebol em Foco

A base resolve?

Ainda sem reforços, Palmeiras diminui elenco e vê garotos ganharem mais espaço, pois teve as saídas de Vinicius Silvestre, Giovani, Rafael Navarro e Bruno Tabata nesta janela e por enquanto não contr
Foto: GEA base resolve? Ainda sem reforços, Palmeiras diminui elenco e vê garotos ganharem mais espaço
A base resolve? Ainda sem reforços, Palmeiras diminui elenco e vê garotos ganharem mais espaço

A janela de transferências do Brasil abriu na última segunda-feira, mas as movimentações do Palmeiras até aqui foram apenas de saídas. O goleiro Vinicius Silvestre, o meia Bruno Tabata, e os atacantes Giovani e Rafael Navarro deixaram o grupo nas últimas duas semanas.

Isto fez com que o elenco, já enxuto, ficasse ainda mais curto: são 26 atletas no grupo, incluindo Atuesta, que passou por cirurgia no joelho e atualmente é desfalque.

Como ainda não chegaram reforços neste meio de ano, a base tem ocupado espaço. Luis Guilherme, por exemplo, não é listado como parte do elenco profissional, mas está sendo usado com frequência por Abel Ferreira.

Como está o elenco do Palmeiras:

Goleiros (3): Weverton, Marcelo Lomba e Kaique

Laterais (5): Marcos Rocha, Mayke, Garcia, Piquerez e Vanderlan

Zagueiros (4): Gustavo Gómez, Luan, Murilo e Naves

Volantes (6): Zé Rafael, Gabriel Menino, Richard Ríos, Fabinho, Jailson e Atuesta

Meias (3): Raphael Veiga, Jhon Jhon e Luis Guilherme*

Atacantes (6): Dudu, Artur, Rony, Endrick, Breno Lopes e Flaco López

*Não é listado no elenco profissional

No gol, o Verdão liberou Vinicius Silvestre, terceira opção, ao Portimonense, de Portugal, para promover Kaique, titular do sub-20. Ele é visto como um nome de muito potencial e ficará atrás de Weverton e Marcelo Lomba no restante do ano.

As saídas de Giovani e Bruno Tabata ocorreram por diferentes motivos: o primeiro foi vendido para o Al Sadd, do Catar, por 9 milhões de euros (R$ 47 milhões), pois não vinha sendo tão usado e o clube precisava de uma negociação para equilibrar as finanças. Luis Guilherme, então, ganhou espaço.

Já o segundo desejava atuar mais e pediu para ser emprestado ao Qatar SC. Tabata chegou no ano passado e era visto como um jogador para preencher a lacuna aberta com a saída de Gustavo Scarpa, mas não teve destaque em quase um ano no Palmeiras.

Navarro, que nunca contou com o prestígio da torcida, virou a quarta opção entre centroavantes, atrás de Rony, Endrick e López. Por isso, foi emprestado ao Colorado Rapids, dos Estados Unidos.

A saída destes jogadores foi pensada justamente para abrir ainda mais espaço aos garotos, mas há na torcida a preocupação se este elenco será suficiente para resistir ao calendário com o Brasileirão e os mata-matas da Copa do Brasil e Conmebol Libertadores.

Houve, inclusive, protesto da Mancha Alviverde na frente da sede da Crefisa, empresa da presidente Leila Pereira, cobrando por reforços.

No meio-campo, o clube já estava em busca de um primeiro volante, desejo desde a saída de Danilo, e nas últimas semanas Zé Rafael se machucou. A saída de Abel foi adaptar Gabriel Menino para jogar mais recuado com Richard Ríos.

Desde que chegou ao Palmeiras, Abel Ferreira já usou 35 jogadores revelados na base.

Destes, 23 fizeram sua estreia com o português: Garcia, Lucas Sena, Henri, Lucas Freitas, Michel, Naves, Ian, Vanderlan, Fabinho, Jhon Jhon, Luis Guilherme, Pedro Bicalho, Pedro Lima, Yago Santos, Aníbal, Endrick, Fabrício, Giovani, Kevin, Marcelinho, Newton, Pedro Acácio e Vitinho.

Foto: GE1Abel Ferreira conversa com Endrick em Palmeiras x Flamengo — Foto: Cesar Greco

O clube vai buscar reposições?

A presidente Leila Pereira diz que o Verdão está no mercado, e a grande busca é por um volante mais marcador. O clube, porém, fará uma movimentação que não impacte as finanças. Na primeira janela, chegaram Richard Ríos e Artur.

Abel Ferreira, sempre que perguntado, diz que o Palmeiras tem uma estratégia definida:

– O clube não é de hoje que tem um perfil, uma ideia, uma filosofia. Ou vamos buscar jogadores que façam a diferença, ou vamos apostar no que temos aqui no clube – declarou, há duas semanas.

Contra o Flamengo, seis dos 12 jogadores no banco de reservas eram formados no Verdão: Naves, Fabinho, Vanderlan, Luis Guilherme, Jhon Jhon e Endrick.

Quatro deles entraram juntos aos 46 minutos do segundo tempo: Naves, Fabinho, Luis Guilherme e Endrick.