Futebol em Foco

Abel começa sexto ano no Palmeiras com desafio inédito desde sua chegada

Técnico busca ajustes no elenco para retomar conquistas.
Foto: Cesar Greco/PalmeirasAbel Ferreira, tecnico do Palmeiras
Abel Ferreira, tecnico do Palmeiras

Abel Ferreira inicia seus trabalhos na Academia de Futebol do Palmeiras na pré-temporada de 2026. Este é o sexto ano do técnico no clube, onde busca realizar ajustes finais no elenco para acabar com o maior jejum de títulos desde sua chegada ao Brasil.

A temporada de 2025 foi a primeira com essa comissão técnica em que o Palmeiras não conquistou troféus. O último título obtido foi o Campeonato Paulista, no mês de abril de 2024.

Após o término de um ano em que o time foi vice-campeão em três competições — Paulista, Libertadores e Brasileirão —, Abel Ferreira participou de reuniões de planejamento. O primeiro passo foi assinar a renovação de seu contrato até 2027.

Em seguida, alinhou com a presidente Leila Pereira e o diretor de futebol Anderson Barros os ajustes necessários no elenco. O Palmeiras fez três movimentações em relação ao time que encerrou 2025: vendeu Aníbal Moreno ao River Plate da Argentina, está prestes a emprestar Micael ao Inter Miami, dos Estados Unidos, e adquiriu Marlon Freitas do Botafogo. Além disso, renovou com Marcelo Lomba e Bruno Fuchs.

Abel Ferreira destacou a importância de correções e melhorias pontuais no elenco. "Quando falamos em termos de elenco, não vai haver uma alteração tão significativa, são ajustes pontuais", disse em dezembro. Com a janela aberta até março, o Palmeiras ainda planeja poucas contratações, mas Abel afirmou que o elenco, reforçado com 12 novos jogadores no ano anterior, já possui o DNA que sempre desejou no clube.

O técnico precisa conquistar mais um troféu para alcançar o número de 11 títulos e se isolar como o técnico mais vencedor na história do Palmeiras, atualmente empatado com Oswaldo Brandão. Apesar do gosto amargo dos vices no Campeonato Brasileiro e na Libertadores, Abel começa 2026 com prestígio intacto dentro do clube.

Agora, caberá ao treinador a missão de montar a equipe que os torcedores palmeirenses esperam ver de volta à rotina de títulos. O tempo de preparação é curto, pois a estreia na temporada será neste sábado, contra a Portuguesa, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.