Futebol em Foco

Ainda sem vencer no Gauchão, Juventude demite o técnico Jair Ventura

Treinador deixa o clube após cinco jogos sem vitória e na vice-lanterna do estadual.
Foto: Fernando Alves/E.C JuventudeTécnico Jair Ventura em treino do Juventude
Técnico Jair Ventura em treino do Juventude

Jair Ventura não é mais técnico do Juventude. O clube anunciou a saída do treinador e de sua comissão técnica na manhã desta sexta-feira (11), horas após o empate contra o Ypiranga, no Alfredo Jaconi, pelo Campeonato Gaúcho. O treinador deixa o cargo após cinco jogos no estadual, sem nenhuma vitória, e na vice-lanterna da competição.

Além do treinador, também deixam o clube de Caxias do Sul o auxiliar-técnico Émerson Ávila e o analista de desempenho Antônio Macedo. Enquanto procura um substituto para o restante da temporada, o time deve ser comandado pelo auxiliar-técnico Eduardo Barros no jogo de domingo, contra o Grêmio.

A decisão pela mudança da comissão técnica ocorreu em uma reunião nesta manhã. Mas ganhou força ainda na noite de ontem, após as manifestações da torcida diante de mais um tropeço do time no estadual. Após o 0 a 0 contra o Ypiranga, as vaias e os gritos de "time sem vergonha" ganharam força no Alfredo Jaconi.

"Nós vamos ter uma reunião de diretoria, algo que já está alinhado, e discutir todo o processo como está. A gente fez alguns bons jogos, alguns pedaços de jogos que fomos dominantes. O resultado teima em não vir. É uma situação preocupante e requer muito cuidado e atenção da direção e de todos envolvidos", disse o diretor-executivo Marcelo Barbarotti.

Os números de Jair Ventura no Juventude:

16 jogos

5 vitórias

5 empates

6 derrotas

41,6% de aproveitamento

Jair Ventura chegou ao Juventude em outubro de 2021 com a missão de salvar o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em 11 jogos, foram cinco vitórias, três empates e 54,5% de aproveitamento. Atingiu o objetivo na última rodada e teve o contrato renovado para 2022.

Mas a empolgação com o "Venturismo" criado em meio a sequência de bons resultados no último Brasileiro desapareceu em pouco mais de um mês. Com o elenco totalmente reformulado e com mais de um time de contratações, o treinador enfrentou dificuldades logo no começo da temporada.

Apesar do orçamento bem maior do que a maioria dos adversários do Gauchão, o time de Caxias do Sul acabou sendo derrotado por São Luiz e União Frederiquense, fora de casa. Além disso, empatou com Ypiranga e Novo Hamburgo e perdeu para o Inter na primeira rodada, em casa. Os resultados ruins custaram o emprego do treinador.

Confira a nota oficial do Juventude:

"O Esporte Clube Juventude, por meio do seu Departamento de Futebol, confirma a saída do técnico Jair Ventura do comando técnico da equipe principal. Além do treinador, deixam o clube também o auxiliar-técnico Émerson Ávila e o analista de desempenho Antônio Macedo.

Jair Ventura chegou ao Juventude em outubro de 2021 e guiou a equipe na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro, garantindo a manutenção e alcançando o principal objetivo da temporada. Pelo extremo comprometimento ao longo de todo trabalho, o Esporte Clube Juventude reforça o sentimento de respeito pelo treinador e sua comissão técnica, desejando sucesso na sequência da carreira.

Agora, o Departamento de Futebol inicia a busca por um novo treinador, já visando Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Brasileirão".

Horas depois do anúncio da saída, o técnico Jair Ventura também publicou uma nota em seus redes sociais, falanso sobre a passagem pelo Estádio Alfredo Jaconi.

“Encerro mais um ciclo em minha carreira e deixo meu agradecimento a diretoria, jogadores, torcida e a todos os profissionais com quem convivi nesse período. O primeiro objetivo, que era permanecer na Série A do Brasileiro em 2021, foi conquistado com sucesso!!

Chegamos ao clube em outubro de 2021, quando a equipe estava na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Foram 11 jogos, com cinco vitórias e três empates que resultaram na permanência do time na Série A.

O elenco se reapresentou em janeiro para a temporada de 2022 com a saída de 6 atletas que foram muito importantes em 2021. Em meio a reformulação do grupo e com menos de 15 dias de trabalho disputamos o primeiro jogo do Campeonato Gaúcho.

Em um mês, eu estive em campo por quatro jogos no Estadual, já que em uma partida, eu estava suspenso"

Obrigado, Papada.