Futebol em Foco

Atlético de Madrid pede esclarecimentos à Uefa após eliminação polêmica

Clube solicita explicação à Uefa sobre lance polêmico
Foto: Javier Soriano / AFPAtletico de Madrid foi eliminado pelo Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeoes
Atletico de Madrid foi eliminado pelo Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeoes

O Atlético de Madrid está buscando esclarecimentos após a polêmica eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões para o Real Madrid. O clube espanhol tomou a iniciativa de formalizar um pedido de explicação à Uefa em relação ao pênalti anulado de Julián Álvarez durante a disputa por penalidades.

Discussão entre Uefa e Fifa sobre a regra

A Uefa justificou a anulação da cobrança de Julián Álvarez, alegando que a mesma infrigiu o regulamento em vigor. Contudo, a entidade indicou que irá discutir com a Fifa a possibilidade de revisão da regra em situações em que haja um "toque duplo claramente não intencional".

Argumentos do Atlético de Madrid e posicionamento da Uefa

Por sua vez, o Atlético de Madrid argumenta que a regra XIV da Liga dos Campeões estipula a necessidade de uma movimentação clara, ressaltando a falta de "imagens nítidas" que comprovariam a exclusão da cobrança de Álvarez. No entanto, a Uefa reiterou que o contato foi considerado "mínimo" e suficiente para invalidar a penalidade.

Em comunicado oficial, o clube espanhol afirmou ter consultado a Uefa sobre o incidente em questão, destacando o momento em que Julián Álvarez, mesmo com um toque mínimo, tocou na bola com o pé de apoio antes de finalizar a cobrança. Com base na regra atual (Leis do Jogo, Lei 14.1), o VAR orientou o árbitro a anular o gol. A Uefa pretende iniciar diálogos com a FIFA e a IFAB para avaliar a possibilidade de revisão da regra em casos de toques duplos não intencionais.