Futebol em Foco

Atualizações sobre SAF do Fluminense e Mundial de Clubes: reunião com conselho

Diretoria do Fluminense convoca encontro com Conselho para discutir SAF e Mundial de Clube
Foto: Giba PerezSocios do BTG Pactual com Mario Bittencourt no camarote na final do Carioca
Socios do BTG Pactual com Mario Bittencourt no camarote na final do Carioca

A diretoria do Fluminense está organizando uma reunião crucial com o Conselho Deliberativo para abordar questões fundamentais relacionadas ao clube, com destaque para a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e o Mundial de Clubes. O encontro, agendado para o mês de abril, visa fornecer atualizações essenciais sobre o processo de constituição da SAF e informar sobre temas pertinentes ao Mundial de Clubes.

Reunião para Discutir SAF e Mundial de Clubes

A convocação para a reunião foi realizada pelo presidente Mário Bittencourt, pelo vice Mattheus Montenegro e por Ivan Perrone, presidente do Conselho Deliberativo. A data marcada para esse importante encontro é o dia 14 de abril, com a presença confirmada dos dois dirigentes. Adicionalmente, está sendo considerada a possibilidade de uma coletiva de imprensa para manter os torcedores atualizados sobre os temas em pauta.

No decorrer da reunião, além da SAF, também serão abordados assuntos relacionados ao Mundial de Clubes, programado para acontecer em junho, no qual o Fluminense será um dos participantes. Anteriormente, no dia 31 de março, Mattheus Montenegro irá compartilhar informações sobre a LFU e a comercialização dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

Em relação à SAF do Fluminense, durante a final do Campeonato Carioca, no empate em 0 a 0 com o Flamengo, os sócios do banco BTG Pactual, André Esteves e Guilherme Paes, estiveram presentes no camarote ao lado do presidente Mário Bittencourt. O banco tem auxiliado o clube na busca por investidores para a SAF, um processo em andamento.

Após receber indicações de que uma proposta será apresentada ainda no primeiro semestre, a diretoria aguarda a formalização do documento para avançar no processo da SAF e torná-lo público. A decisão de estabelecer ou não a SAF será avaliada pelos conselhos do clube (Diretor, Deliberativo e Fiscal) e será submetida a votação entre todos os sócios.

Em linhas gerais, a proposta é transferir o controle do futebol para o comprador, que deterá mais de 50% das ações da empresa a ser criada. Essa mudança de postura foi adotada em novembro, quando o presidente alterou sua posição anterior de desejar manter o controle do futebol no âmbito do clube.