
O Botafogo enfrenta um desafio significativo para assegurar sua participação na Copa do Brasil de 2026, após não alcançar as semifinais do Campeonato Carioca pelo terceiro ano consecutivo. Neste cenário desfavorável, o Alvinegro não se classificou nem para a Taça Rio, ficando de fora de uma das competições que poderia garantir sua vaga na Copa nacional.
Caminhos para a classificação
Para garantir presença na Copa do Brasil do próximo ano, o Botafogo precisa conquistar uma vaga na Copa Libertadores, seja através do Brasileirão, da Copa do Brasil ou da própria Libertadores. Isso significa que se o Botafogo vencer a Copa do Brasil ou a Libertadores em 2025, automaticamente terá lugar garantido na edição de 2026 da Copa do Brasil. Outra possibilidade é garantir a vaga na Libertadores de 2026 através de uma boa colocação no Campeonato Brasileiro, terminando a temporada em uma posição de classificação.
Diante da situação de não estar na semifinal do Estadual, o Botafogo terá que disputar a Taça Rio, competição que já teve maior relevância em formatos anteriores do Campeonato Carioca. Nos anos anteriores, mesmo com times alternativos, o Alvinegro conseguiu superar os concorrentes e conquistar a Taça Rio, porém, a celebração foi discreta devido às circunstâncias.
Desempenho recente na Taça Guanabara
- 2023: 5º lugar com 19 pontos – Conquistou a Taça Rio
- 2024: 5º lugar com 20 pontos – Conquistou a Taça Rio
- 2025: 9º lugar com 13 pontos – Não se classificou para a Taça Rio
Estadual não é prioridade para a SAF
Sob a gestão de John Textor desde 2022, a SAF do Botafogo não considera o Estadual como prioridade na temporada. O enfoque principal está nos torneios como Brasileirão, Libertadores e Mundial, com o Campeonato Carioca sendo utilizado como parte da preparação da equipe profissional.
A campanha negativa do Botafogo não se resume apenas a essa estratégia, já que o time iniciou a competição com um elenco alternativo, enquanto os principais jogadores ainda estavam de férias. A apresentação tardia em relação aos rivais, devido à Copa Intercontinental em dezembro, resultou em resultados abaixo das expectativas sob o comando de Carlos Leiria, do sub-20.
Com incertezas no comando técnico e diversas mudanças no elenco, o Botafogo também não conseguiu os pontos necessários nas últimas rodadas, com Cláudio Caçapa assumindo a equipe em um momento desafiador.