Futebol em Foco

busca soluções no mercado para superar obstáculos e qualificar o elenco

Galo retoma treinos mirando regularidade no Brasileirão.
Foto: Marcos RibolliEduardo Dominguez.
Eduardo Dominguez.

Após mais de 20 dias de férias, o Atlético-MG retornou aos treinamentos nesta segunda-feira, com o técnico Eduardo Domínguez tendo um mês para preparar a equipe para os próximos desafios. O foco principal é conquistar regularidade no Campeonato Brasileiro, onde a equipe ainda busca se firmar entre os cinco primeiros colocados para garantir vaga na Conmebol Libertadores de 2027.

O Galo encerrou o primeiro turno do Brasileirão na nona posição, com 24 pontos. Durante esse período, apresentou um desempenho irregular, acumulando sete vitórias, três empates e oito derrotas em 18 jogos. Fora de casa, conquistou apenas três triunfos.

No segundo semestre de 2026, além do Brasileirão, o Atlético também precisa conciliar sua participação na Copa do Brasil e na Sul-Americana. Na Copa do Brasil, enfrentará o Juventude nas oitavas de final em agosto. Já na Sul-Americana, aguarda o vencedor entre Sporting Cristal e Bragantino para definir seu adversário nas oitavas.

A defesa é uma preocupação constante para Domínguez. No Brasileiro, foram 22 gols marcados e 23 sofridos. O treinador aposta em um esquema com três zagueiros, mas ainda busca estabilidade na formação defensiva.

Com a saída de Hulk para o Fluminense, a equipe perdeu uma importante referência no ataque. Cassierra e Alan Minda têm se destacado como opções ofensivas, mas ainda não conseguiram substituir à altura a liderança de Hulk.

Em termos de reforços, a diretoria do Atlético-MG planeja ajustes pontuais no elenco para aumentar a competitividade da equipe. O clube já anunciou a contratação do zagueiro Léo Duarte e continua em busca de um zagueiro canhoto e um primeiro volante. A prioridade é trazer jogadores que estejam em fim de contrato para minimizar custos.