Futebol em Foco

CBF adota cautela para implementar impedimento semiautomático no Brasil

CBF foca na implementação cuidadosa da nova tecnologia.
Foto: Tebaro Schmidt / geNetto Goes, chefe do grupo de trabalho da arbitragem da CBF.
Netto Goes, chefe do grupo de trabalho da arbitragem da CBF.

A CBF está desenvolvendo um plano cuidadoso para a implementação do impedimento semiautomático no futebol brasileiro, prevista para a temporada de 2026. Segundo o chefe do grupo de arbitragem, é essencial garantir que todos os estádios da Série A do Brasileirão estejam adequados antes da introdução da tecnologia.

Durante a atividade de pré-temporada dos árbitros no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, Netto Góes compartilhou que a CBF está evitando acelerar o processo. "Nós estamos muito empolgados com isso. A expectativa é muito grande," declarou, destacando a importância de seguir todas as etapas necessárias para o sucesso da tecnologia.

Góes destacou que não se trata apenas de "ligar um botão". A infraestrutura dos estádios e o treinamento dos árbitros são fundamentais para garantir a excelência no uso do sistema. Ele retornou recentemente de uma visita a importantes ligas europeias, como a Premier League, La Liga e Bundesliga, para compreender melhor a implementação do sistema.

"A gente não vai queimar essas etapas por conta da pressa", ressaltou.

O processo de instalação das câmeras e testes começa na próxima semana. Góes está confiante de que, ao seguir os protocolos das grandes ligas, o sistema funcionará de maneira eficaz no Brasileirão.

Atualmente, não há uma data definida para o início do uso da tecnologia. "A gente precisa realmente fazer essas etapas acontecerem para cumprir todos esses prazos e, depois, começar a fazer os testes. Aí, sim, vamos conseguir chegar numa data," ele concluiu.

Como a Tecnologia Será Implementada

O sistema requer cerca de 30 aparelhos celulares com energia e conexão à internet em cada estádio. Esses dispositivos gravam o jogo em 4k a 100 frames por segundo, criando uma réplica digital do confronto. A Genius, empresa responsável pela instalação, atende também as ligas da Bélgica e do México.

Harry Lennard, executivo da Genius, estimou em entrevista que quatro meses são necessários para a instalação e treinamento antes da operação. Na Inglaterra, o sistema começou a ser usado na 32ª rodada da temporada 2024-2025 da Premier League.