Futebol em Foco

CBF amplia Copa do Nordeste e cria Copa Sul-Sudeste para 2026

Novos formatos preveem mais clubes, mas excluem participantes da Libertadores e Sul-Americana.
Foto: Marcio Jose/AGIFBahia comemora titulo da Copa do Nordeste 2025
Bahia comemora titulo da Copa do Nordeste 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário de 2026, trazendo mudanças significativas para o futebol nacional. Uma das principais alterações é a exclusão de clubes que participam da Libertadores e Sul-Americana dos torneios regionais, impactando as Copas do Nordeste, Verde e a nova Copa Sul-Sudeste.

O Bahia, atual campeão da Copa do Nordeste, pode não defender seu título na próxima edição. Ocupando o sexto lugar no Campeonato Brasileiro, o time está prestes a garantir vaga na Sul-Americana, o que o exclui da disputa regional em 2026.

Na temporada de 2025, o Bahia competiu na Libertadores, enquanto Fortaleza e Vitória participaram da Sul-Americana, impedindo essas equipes de jogarem a Copa do Nordeste em um cenário semelhante.

Além disso, o formato de algumas competições será reformulado. A Copa Verde se transformará em uma Supercopa, abrangendo a Copa Norte e Copa Centro-Oeste, com a participação de 24 clubes ao longo de 10 datas.

A Copa do Nordeste ampliará o número de equipes para 20, também com 10 datas de competição. Já a recém-criada Copa Sul-Sudeste incluirá 12 clubes, com o mesmo número de datas.

Essas mudanças visam aliviar o calendário dos clubes, frequentemente criticado por sua sobrecarga. Em 2025, o Bahia, por exemplo, teve sua agenda impactada pela Libertadores, adiando jogos da Copa do Nordeste. Com o novo formato, espera-se que as datas sejam mais bem distribuídas.

Outras alterações no calendário incluem o início do Campeonato Brasileiro em 28 de janeiro e a final da Copa do Brasil sendo decidida em jogo único. A Série C e D também terão modificações no número de clubes participantes nos próximos anos.