Futebol em Foco

CBF anuncia mudanças no Brasileirão e na Libertadores 2026

Novas regras de transferências e vagas impactam clubes brasileiros.
Foto: DELMIRO JUNIOR/AGENCIA O DIA/AGENCIA O DIA/ESTADAO CONTEUDOAtual campeao do Campeonato Brasileiro, Flamengo estreia contra o Sao Paulo, fora de casa
Atual campeao do Campeonato Brasileiro, Flamengo estreia contra o Sao Paulo, fora de casa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou a tabela oficial das 38 rodadas do Brasileirão 2026, juntamente com importantes mudanças no regulamento da competição. Entre as novidades, destaca-se a redução no número de vagas para a Libertadores e um novo limite de jogos para transferências de jogadores entre clubes.

As alterações foram confirmadas após discussões no Conselho Técnico da competição. Os quatro primeiros colocados continuam garantidos na Libertadores, enquanto o quinto colocado disputará a fase preliminar. A partir de agora, o sexto colocado tem vaga assegurada na Copa Sul-Americana, uma mudança significativa em relação às edições anteriores.

A CBF também alterou o limite de jogos que um atleta pode participar antes de ser transferido para outro clube da mesma competição. Anteriormente limitado a seis partidas, o novo limite agora é de 12 jogos. Essa regra visa dar mais estabilidade ao elenco dos clubes durante a temporada.

O início do Brasileirão 2026 está marcado para os dias 28 e 29 de janeiro. O atual campeão Flamengo enfrentará o São Paulo, fora de casa, enquanto o Palmeiras, vice-campeão de 2025, jogará contra o Atlético-MG na Arena MRV. Outros confrontos incluem Fluminense x Grêmio e Corinthians x Bahia, entre outros.

A temporada contará com clássicos importantes, como o primeiro duelo entre Santos e São Paulo na segunda rodada. O histórico confronto entre Flamengo e Palmeiras acontecerá na 17ª rodada, prometendo ser um dos pontos altos do campeonato, especialmente pela rivalidade recente entre os dois clubes.

A última rodada está prevista para 2 de dezembro, com jogos decisivos que podem definir o campeão. O regulamento de 2026 também introduz o Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), um passo em direção ao fair-play financeiro que será implementado progressivamente até 2029.