
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (26) que a seleção brasileira terá dois desafios marcados para outubro visando a preparação para a Copa do Mundo de 2026. Os comandados do técnico Carlo Ancelotti enfrentarão a Coreia do Sul, em Seul, no dia 10, e em seguida viajarão para Tóquio para o confronto contra a seleção japonesa, no dia 14.
Preparação para a Copa do Mundo
De acordo com Rodrigo Caetano, coordenador executivo da CBF, esses amistosos fazem parte de uma estratégia para expor a equipe a diferentes estilos de jogo antes do Mundial que será sediado nos Estados Unidos, México e Canadá. Caetano ressaltou a importância de enfrentar seleções com características distintas, como a Coreia do Sul e o Japão, que apresentam um futebol intenso e marcador.
No último confronto contra o Japão, em junho de 2022, a seleção brasileira saiu vitoriosa por 1 a 0, com gol de Neymar, no mesmo estádio que receberá o próximo embate. Já diante da Coreia do Sul, o Brasil obteve uma vitória por 4 a 1, nas oitavas de final da última Copa do Mundo no Catar.
Planejamento de enfrentar adversidades
Além disso, a CBF tem como objetivo enfrentar equipes de outros continentes nas próximas etapas de preparação. Após os jogos com Coreia do Sul e Japão, a ideia é encarar seleções africanas em novembro e europeias de alto nível em março e junho de 2026, conforme planejamento aprovado pela comissão técnica e pelo presidente Samir Xaud.
O técnico Carlo Ancelotti pretende utilizar esses amistosos para analisar a fundo os jogadores convocados e preparar a equipe para a Copa do Mundo do próximo ano. Ancelotti destacou a importância de criar um bom ambiente na equipe, compreender as características e a personalidade dos atletas, além de fortalecer o elenco para a competição mundial.
Antes dos confrontos com Coreia do Sul e Japão, a seleção brasileira enfrentará o Chile, no Maracanã, no dia 4 de setembro, e a Bolívia, em El Alto, no dia 9, fechando sua participação nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.