
Após controvérsias nas partidas da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Comissão de Arbitragem da CBF decidiu afastar os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva. Eles foram responsáveis pelas decisões no clássico entre São Paulo e Palmeiras.
Além disso, a dupla Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior, que atuou no confronto entre Red Bull Bragantino e Grêmio, também foi afastada pela entidade que regula o futebol no Brasil.
No clássico paulista realizado no Morumbi, o São Paulo contestou a arbitragem por não marcar um pênalti e por não aplicar um cartão vermelho a Andreas Pereira, do Palmeiras, enquanto o placar estava 2 a 0 para o Tricolor.
O São Paulo alegou que as decisões influenciaram o resultado, já que poderiam ter ampliado a vantagem e jogado com um atleta a mais. No entanto, o Palmeiras reverteu o placar, vencendo por 3 a 2, o que gerou insatisfação entre os são-paulinos.
Já em Bragança Paulista, no último sábado, o time do Red Bull Bragantino recebeu um pênalti nos acréscimos, e o Grêmio teve um jogador expulso. Os gaúchos também se sentiram lesados pelas decisões e exigiram explicações da CBF.
A CBF declarou em nota que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas em questão passarão por treinamento e avaliação interna antes que possam retornar às suas funções.