Futebol em Foco

Clube da Sul-Americana sofre punição e começará campeonato com perda de 33pts

Clube boliviano punido e iniciará competição com dedução de pontos. Saiba mais!
Foto: Divulgacao/AuroraAurora, da Bolivia, sofre punicao grave na FBF
Aurora, da Bolivia, sofre punicao grave na FBF

O Aurora, time boliviano, recebeu uma punição do Tribunal de Disciplina Desportiva (TDD) da Federação Boliviana de Futebol (FBF), resultando na perda de 33 pontos para o início do Campeonato Boliviano.

A penalidade foi aplicada após o atacante Gabriel Montaño Moizan admitir culpa em uma acusação de falsidade ideológica, confessando ter fornecido informações falsas sobre seu nome e idade.

O jogador revelou que seu verdadeiro nome é Diego Hernán Montaño Moizan e, além disso, confirmou que tem 25 anos, ao invés dos 20 anos anteriormente declarados. Como consequência, Diego foi suspenso por dois anos. Durante sua passagem pelo Aurora, ele participou de 30 jogos, marcando nove gols e contribuindo com uma assistência.

Além do jogador e do clube, os dirigentes Jaime Cornejo e Ivón Sandra Valencia também foram punidos, recebendo suspensões de três temporadas cada.

Embora a punição seja válida apenas para competições reconhecidas pela Federação Boliviana de Futebol, o Aurora, que também disputa a Copa Sul-Americana nesta temporada, deve se abster de utilizar o jogador na competição por precaução legal.

Confira a decisão completa da FBF

Conforme determinado no artigo 29 do Código Disciplinar da FBF, o Clube Aurora terá 33 pontos retirados, sem benefício a outro clube. Essa penalidade será aplicada no próximo campeonato oficial da FBF (GESTÃO 2025), fazendo com que o Aurora inicie a competição com 33 pontos a menos, no Torneio 'Todos contra Todos' de 2025, independente da nomenclatura atribuída pelo Conselho da Divisão Profissional do Futebol Boliviano.