Futebol em Foco

Com recorde de gols, Mbappé faz jus à estreia como capitão no PSG

Atacante francês entra para história do clube com cinco gols em vitória sobre Pays de Cassel na Copa da França e recebe respaldo de Galtier: "Merece a braçadeira quando Marquinhos não joga"
Foto: GECom recorde de gols, Mbappé faz jus à estreia como capitão no PSG
Com recorde de gols, Mbappé faz jus à estreia como capitão no PSG

Foi uma segunda-feira memorável para Mbappé. Na goleada do Paris Saint-Germain por 7 a 0 sobre o Pays de Cassel, pela Copa da França, o atacante francês empunhou a braçadeira de capitão do time pela primeira vez, aproveitando a ausência de Marquinhos entre os titulares, e fez valer a liderança. Marcou cinco gols na partida, estabelecendo um recorde tanto pessoal quanto no clube parisiense.

Foto: GECom recorde de gols, Mbappé faz jus à estreia como capitão no PSGMbappé faz o sinal de cinco gols com a bola do jogo de Pays de Cassel x PSG pela Copa da França — Foto: Divulgação / PSG

Até então, Mbappé nunca tinha marcado cinco gols numa única partida na carreira profissional. Ele foi inclusive o primeiro jogador a balançar a rede cinco vezes num só jogo na história doPSG.

- Em 2022, ele marcou 56 gols em 56 jogos. Kylian faz parte dos grandes atacantes de classe mundial. É um dos melhores. Ele está programado para marcar, mas não estava obcecado (contra o Pays de Cassel). É o Kylian, um homem de números e estatísticas. Eu não preciso incentivá-lo a quebrar recordes - elogiou o técnico do PSG, Christophe Galtier.

Figura essencial no elenco, Mbappé pôde ostentar o posto de capitão do PSG pela primeira vez num jogo oficial - o fizera também quatro dias antes, no amistoso contra Cristiano Ronaldo e companhia, na Arábia Saudita.

Principalmente após a última janela de transferências do verão europeu, o status do camisa 7 cresceu dentro do clube, sendo o jogador de futebol mais bem pago do mundo até ser desbancado por CR7 no Al Nassr. Galtier evita corroborar a condição de "dono do time", como muitos torcedores desde então enxergam o atacante, explicando ser natural Mbappé ter sido capitão contra o Pays de Cassel.

- A braçadeira de capitão foi definida assim desde o começo da temporada. Kylian é o vice-capitão. Ele merece portar a braçadeira quando Marqui [Marquinhos] não joga - afirmou o treinador.

Foto: GE1Mbappé com a braçadeira de capitão no braço esquerdo em Pays de Cassel x PSG — Foto: Francois Lo Presti/AFP

Nas três ocasiões anteriores que Marquinhos não foi capitão do PSG por não ser titular ou sequer relacionado para jogos oficiais, Galtier optou por dar a braçadeira para Kimpembé (duas vezes) e Verratti. Em todas essas partidas, Mbappé estava presente desde o pontapé inicial.

No duelo contra o Pays de Cassel, Marquinhos foi poupado no banco de reservas e lá permaneceu até o apito final. Messi sequer viajou com o elenco, Kimpembé está lesionado, e Verratti não foi relacionado. Em campo estiveram outros jogadores que já foram capitães por clubes ou seleção, tais como Neymar, Sergio Ramos e Navas.

Com o desempenho no último jogo, Mbappé chegou a 196 gols pelo PSG. Está a quatro de igualar os 200 gols de Cavani, o maior artilheiro da história do clube.