
A Conmebol anunciou que a expulsão de Gonzalo Jordy Plata Jiménez, ocorrida durante a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Estudiantes, foi anulada. O cartão vermelho recebido pelo jogador na partida de ida das quartas de final da Libertadores, realizada na última quinta-feira, foi revogado, permitindo a presença de Plata no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira, dia 25, em La Plata.
A Conmebol atendeu ao pedido do Flamengo e reverteu a expulsão de Gonzalo Plata, ocorrida no polêmico duelo contra o Estudiantes.
— Paparazzo Rubro-Negro (@PapaRubroNegro) September 19, 2025
Com a decisão, o atacante equatoriano está apto a reforçar o Rubro-Negro no jogo decisivo da próxima quinta-feira (25), na Argentina, válido pela… pic.twitter.com/offjPPe7w3
De acordo com o comunicado da Conmebol, a decisão foi tomada com base em informações da Comissão de Arbitragem, que, após análise, afirmou que Plata não está mais suspenso para o próximo confronto do Flamengo na competição. A notícia foi primeiramente divulgada pelo jornalista Mauro César e confirmada por veículos como o ge.
Na manhã de sexta-feira, a Conmebol admitiu o erro na decisão de expulsão de Plata. Em um vídeo divulgado pela entidade, antes dos áudios do VAR, o narrador afirmou que o árbitro colombiano Andrés Rojas cometeu engano ao mostrar o cartão vermelho. Inicialmente, a Conmebol havia enviado um comunicado suspendendo Plata e multando o Flamengo em US$ 500 (R$ 2.600) por cada cartão amarelo recebido por outros jogadores: Samuel Lino, Saúl e Bruno Henrique.
O Flamengo respondeu prontamente, divulgando uma nota oficial onde expressou sua intenção de recorrer da expulsão. O clube também solicitou que a Conmebol tomasse providências em relação às decisões de arbitragem, que causaram insatisfação entre dirigentes, o técnico Filipe Luís e jogadores.
Entre os lances polêmicos do jogo, destaca-se o ocorrido aos 38 minutos do segundo tempo. Neste momento, Plata foi expulso após receber um segundo cartão amarelo em disputa com Facundo Rodríguez. O jogador do Flamengo chegou antes na bola e foi atingido pelo zagueiro argentino, mas o árbitro interpretou que a falta foi do atleta rubro-negro.