Rio – A seleção brasileira contará com dois jogadores experientes do Flamengo: Danilo e Alex Sandro foram chamados para os amistosos de novembro. Ambos enfrentaram lesões durante a temporada, mas a maior preocupação do Flamengo é com o lateral-esquerdo Alex Sandro, titular da equipe, que pode sofrer com o acúmulo de compromissos em um calendário apertado.
O camisa 26, de 34 anos, foi poupado nas últimas partidas contra Fortaleza e Sport. O Flamengo informou que a decisão foi tomada com base no controle de carga conduzido pelo departamento médico do clube, visando evitar um desgaste maior.
Em 2025, Alex Sandro já precisou se afastar quatro vezes por lesões, o que resultou em cerca de 15 jogos perdidos. No total, ele ficou aproximadamente três meses fora dos gramados. Entre os titulares, ele é superado apenas por Pulgar, que se afastou devido a uma fratura no pé direito. Na convocação anterior, em setembro, Alex Sandro foi cortado por uma lesão na panturrilha esquerda.
A data FIFA seria ideal para que Alex Sandro pudesse descansar e se recuperar, considerando a sequência de jogos importantes. Contudo, a convocação significa uma possível sobrecarga pelo tempo que ele passará com a Seleção, além de desfalcar o Flamengo em dois jogos: contra o Sport, no dia 15 de novembro, e contra o Fluminense, no dia 19.
A seleção brasileira enfrentará Senegal no dia 15 de novembro, no Emirates Stadium, em Londres, e Tunísia no dia 18, em Lille, na França. Estes serão os últimos compromissos do Brasil em 2025.
