A CBF anunciou nesta terça-feira (6) a tabela básica da Copa do Brasil de 2026, revelando detalhes importantes sobre as vagas na Libertadores. As novidades incluem a concessão de duas vagas para a competição continental. Além disso, a entidade confirmou que a decisão será realizada em apenas um jogo.
Tabela da Competição
A edição de 2026 da Copa do Brasil contará com 126 equipes e será dividida em nove fases. As datas-base da fase inicial estão marcadas para os dias 18 e 19 de fevereiro, enquanto a final acontecerá em 6 de dezembro.
Conforme o artigo 12 do regulamento oficial, "os confrontos da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª Fases, além da 9ª Fase (Final), serão em jogo único. Na 5ª a 8ª Fase (semifinais), os confrontos serão em partidas de ida e volta".
Os times Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco entrarão diretamente na quinta fase da competição, já posicionados para disputar a partir das oitavas de final.
Vagas para a Libertadores
A CBF também detalhou como se dará a classificação para a Libertadores por meio da Copa do Brasil. O campeão da Copa do Brasil garantirá uma vaga direta na fase de grupos, enquanto o vice-campeão será alocado na fase preliminar.
Se o campeão da Copa do Brasil já estiver classificado para a fase de grupos da Libertadores de 2027 por outra competição, a vaga será repassada ao vice-campeão. Nesse caso, a vaga para a Pré-Libertadores será transferida para o clube com melhor colocação no Brasileirão Série A 2026, excluindo-se os já classificados.
O regulamento também prevê que, se o vice-campeão já tiver vaga na fase de grupos por outro meio, essa vaga será redistribuída ao clube mais bem posicionado no Brasileirão Série A 2026, respeitando os mesmos critérios de exclusão.
Por fim, o regulamento estabelece que somente os participantes do Campeonato Brasileiro Série A 2027 poderão disputar a Libertadores 2027, em conformidade com as diretrizes do Manual de Clubes da Conmebol, o que impede equipes de divisões inferiores de participarem da competição continental.
