O lateral-esquerdo equatoriano Mario Pineida, de 33 anos, conhecido por sua passagem pelo Fluminense em 2022, foi morto a tiros junto com sua esposa na quarta-feira (17) em Guayaquil, Equador. A confirmação veio do Barcelona de Guayaquil, clube pelo qual jogava, e do Ministério do Interior equatoriano.
Em comunicado oficial, o Barcelona Sporting Club expressou seu pesar pela morte de Mario Pineida, ocorrida após um ataque armado. "Solicitamos aos nossos sócios, torcedores e à opinião pública para que elevem uma oração pelo descanso de sua alma e pela força para sua família neste momento de intensa dor", mencionou a nota do clube.
O crime se deu em frente a um açougue na zona norte de Guayaquil. A mãe do jogador, que se encontrava com o casal, foi ferida durante o incidente.
O Fluminense Football Club recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Mario Pineida, atleta que defendeu o clube em 2022.
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) December 17, 2025
Pineida chegou ao Tricolor no início da temporada em que nos sagramos juntos campeões cariocas. O Fluminense manifesta solidariedade aos… pic.twitter.com/c4H19edKHm
Informações da imprensa local indicam que Pineida havia solicitado proteção devido a ameaças de morte que recebia. Ele nasceu em Santo Domingo de Los Tsáchilas e foi convocado por seleções equatorianas desde a categoria sub-15 até a principal.
Pineida iniciou sua carreira no Independiente del Valle, atuando de 2010 a 2015, antes de se transferir para o Barcelona de Guayaquil, onde permaneceu. Em 2022, jogou no Fluminense por empréstimo, e em 2024, foi emprestado ao El Nacional.
Este ano, o Equador registrou ao menos quatro ataques armados envolvendo jogadores de futebol. Entre eles, o incidente fatal ocorrido em 19 de setembro na província de Esmeraldas, que vitimou o meia Jonathan ‘Speedy’ González, do 22 de Julio, clube da segunda divisão.
Veja pronunciamento do Fluminense:
O Fluminense Football Club lamentou profundamente a morte de Mario Pineida, que fez parte do elenco em 2022.
