Futebol em Foco

Fluminense vence primeiro Fla-Flu do ano

O clássico foi marcado por diversas confusões.
Foto: LanceFluminense x Flamengo
Fluminense x Flamengo

Neste domingo (06), o Tricolor venceu o primeiro clássico do ano por 1 a 0, gol de Jhon Arias de cabeça já nos minutos finais. O confronto no Nilton Santos ficou marcado ainda por muitas confusões e duas intervenções decisivas do VAR: primeiro para anular um pênalti a favor do Flamengo e depois para anular um gol marcado por Gabigol quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Foi um jogo quente no Niltão. No ano passado, o Fluminense se acostumou a ganhar do Flamengo com gols no fim. Foi assim em três das quatro vitórias na temporada, com gols de Yago Felipe, Julião e André. Neste domingo a história se repetiu com o gol de Arias aos 43 minutos do segundo tempo. Mas o roteiro foi um pouco diferente. Se em confrontos recentes o Fluminense se fechava todo diante de um adversário superior e parecia jogar por uma bola, neste domingo o time do técnico Abel Braga tomou mais a iniciativa quando teve a posse. Tirando os primeiros 20 minutos de jogo, nos quais o Flamengo dominou, o restante da partida foi equilibrada.

O Rubro-Negro até tinha a bola, mas encontrava dificuldades para jogar e apostava em bolas longas. Já o Flu marcava bem (Felipe Melo e Nino foram muito bem na defesa) e conseguia chegar até a área adversária.

O VAR foi decisivo em dois lances importantes da partida. No primeiro tempo, o árbitro de vídeo anulou um pênalti marcado a favor do Flamengo. O juiz havia assinalado toque no braço do zagueiro Nino, mas a imagem mostrou que o mesmo estava colado ao corpo. No segundo tempo, o VAR anulou o gol de Gabriel porque o atacante do Flamengo estava na frente da linha da bola. Ambas as decisões levaram tempo e cada etapa teve sete minutos de acréscimos.

O clássico foi marcado por diversas confusões. Teve Diego x Felipe Melo, teve David Braz x Gustavo Henrique e por fim Calegari x Vitinho. Os dois últimos foram expulsos. Após dividida, o juiz assinalou falta de Vitinho em Calegari. Os dois jogadores levantaram se estranhando e o rubro-negro chegou a acertar um soco no tricolor. Mas o juiz não quis nem saber, mandou os dois para rua.

Com a vitória, o Fluminense subiu para a vice-liderança do Carioca com nove pontos (ainda pode perder a posição para o Botafogo que joga nesta segunda). O Tricolor volta a campo na próxima quinta para enfrentar justamente o Alvinegro, novamente no Nilton Santos. Já o Flamengo estacionou nos sete pontos, caiu para a quarta posição e volta a campo também na próxima quinta. Enfrenta o Audax no Raulino de Oliveira.