Futebol em Foco

Gratidão, projeto e futuro na Europa: por que Ângelo decidiu ficar no Santos

Atacante recusou proposta do Flamengo na última sexta-feira; veja o que mais pesou
Foto: GE SPGratidão, projeto e futuro na Europa: por que Ângelo decidiu ficar no Santos
Gratidão, projeto e futuro na Europa: por que Ângelo decidiu ficar no Santos

O atacante Ângelodecidiu, na última sexta-feira, que vai continuar noSantos. Apesar do interesse e das propostas feitas pelo Flamengo, o garoto de 18 anos, sua família e seu estafe optaram por seguir no projeto em que já estão.

A proposta do Flamengo para Ângelo era boa financeiramente. O salário do atacante aumentaria consideravelmente em relação ao que ele ganha no Santos. Com o retrospecto dos últimos anos, havia, também, a expectativa de briga por títulos e disputa de mais campeonatos.

Ao Santos, o Flamengo ofereceu 12 milhões de euros (R$ 66 milhões) em duas parcelas por 50% dos direitos econômicos de Ângelo:

O Flamengo usou todas as armas que pôde para tentar convencer Ângelo, mas não foi o suficiente. O garoto, mesmo diante das dificuldades nas últimas temporadas no Santos, a distância de títulos e o salário longe do que foi oferecido, decidiu permanecer na Vila Belmiro.

Um dos principais motivos da permanência é o projeto em que está inserido. Ângelo, revelado nas categorias de base do Santos, se sente em casa no clube. E acredita que permanecer é o caminho mais curto para realizar o sonho de jogar naEuropa.

O entendimento de Ângelo, sua família e seu estafe é o seguinte: ir para o Flamengo (ou qualquer outro clube brasileiro) neste momento significaria aumentar o caminho até a Europa, porque quem comprasse o garoto agora não ia querer negociá-lo já na próxima janela de transferências para fora do Brasil.

Desde o início das conversas entre Santos, Flamengo e um intermediário, portanto, Ângelo se mostrou reticente com a ideia de jogar em outro clube brasileiro - mas teve todo o cuidado para, também, não fechar portas. Não por não ter gostado do que foi oferecido pelo Rubro-Negro - muito pelo contrário, porque os valores eram considerados bons -, mas por causa do "projeto Europa" e a permanência no Peixe.

Quando foi incluído nas negociações, o estafe de Ângelo passou ao garoto e sua família tudo o que havia sido conversado entre os clubes e o intermediário. De imediato, a decisão foi de recusar. O jogador nunca disse "sim" ao Flamengo.

Apesar das cifras elevadas e do atrativo projeto esportivo, Ângelo também não viu com bons olhos a possibilidade de "pular do barco" do Santos neste momento, em que o clube não vive sua melhor fase e precisa dele.

Grato por tudo o que já viveu nas categorias de base da Vila Belmiro, Ângelo se mostrou reticente à possibilidade de jogar em outra equipe brasileira, mesmo com o desejo do Santos de negociá-lo para equilibrar as finanças.

Com cuidado para não parecer "ingrato", Ângelo comunicou ao Flamengo, junto com o seu estafe, que permaneceria no Santos. As negociações, então, foram encerradas depois de dias de conversas entre os clubes.