Futebol em Foco

Grêmio e Atlético-MG na final do Brasileirão Sub-17

Datas definidas para a final do Brasileirão Sub-17.
Foto: ANGELO PIERETTI/GREMIO FBPALucca comemora gol do Gremio sobre o Palmeiras
Lucca comemora gol do Gremio sobre o Palmeiras

Grêmio e Atlético-MG são os times que disputarão a final do Brasileirão Sub-17. As partidas decisivas estão programadas para os dias 14 e 21 de outubro, ambas em terças-feiras. O primeiro confronto será em casa para o Tricolor gaúcho, enquanto o Galo terá a vantagem de decidir o título em seu território devido à melhor campanha.

É importante destacar que o título será uma conquista inédita para qualquer uma das equipes, já que nenhuma das duas venceu essa competição antes. A CBF ainda está para homologar oficialmente as datas dos jogos.

Tabela do Brasileiro Sub-17

O Atlético-MG garantiu vaga na final após uma vitória emocionante sobre o Athletico, por 3 a 2, na Arena da Baixada. O time mineiro abriu 2 a 0, sofreu o empate nos minutos finais do segundo tempo, mas conseguiu o gol da vitória perto do final, assegurando sua ida à grande decisão.

O Grêmio, por sua vez, desbancou o Palmeiras, que possuía a melhor campanha do torneio, em uma disputa acirrada nos pênaltis na Arena Barueri. No tempo regulamentar, o time gaúcho saiu na frente, mas foi empatado. Nas penalidades, venceu por 4 a 3, conquistando a classificação.

As campanhas

Durante a primeira fase, o Grêmio terminou na quinta posição, acumulando 35 pontos com 11 vitórias, dois empates e seis derrotas. Nas quartas de final, superou o Bragantino com uma vitória de 4 a 2 fora de casa. A vaga na final também foi conquistada longe de seus domínios, nos pênaltis.

O Atlético-MG, com uma campanha inicial não tão expressiva, classificou-se na sexta posição entre os oito melhores, superando Fluminense e Vasco. O time somou 35 pontos em 19 jogos, com 10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Foi no mata-mata que o Galinho se destacou, eliminando o Flamengo no Luso-Brasileiro com uma vitória por 2 a 1. Na semifinal, superou o Furacão por 3 a 2, também fora de casa, garantindo a vaga na final.