
O ex-jogador e ídolo do Cruzeiro, Henrique, está de volta às suas origens ao aceitar o cargo de auxiliar técnico de Elio Sizenando no Figueirense, clube que o revelou há duas décadas. A decisão marca um novo capítulo na carreira do ex-volante, que encerrou sua trajetória como jogador em dezembro de 2023 e passou a atuar como gerente de futebol e auxiliar-técnico no Pouso Alegre, onde teve a oportunidade de trabalhar com Elio Sizenando, atual treinador do Figueirense.
Reencontro com o Passado
Henrique retorna ao Figueirense após 20 anos desde sua passagem pelas categorias de base do clube. Sua estreia no time profissional em 2005, vindo do Londrina, foi marcada por um gol na vitória por 3 a 1 sobre o Santos, no estádio Orlando Scarpelli. Curiosamente, sua despedida também foi contra o Santos, mas com um desfecho diferente: derrota por 3 a 1 para o Peixe, na Vila Belmiro, com direito a uma expulsão no segundo tempo.
A passagem de Henrique pelo Figueirense entre 2005 e 2007 totalizou três temporadas, 89 partidas disputadas e seis gols, antes de seguir para o Júbilo Iwata, do Japão, onde atuou em apenas 17 jogos.
Trilha de Conquistas
Após sua passagem pelo Figueirense, Henrique escreveu uma história de sucesso no Cruzeiro, onde se tornou ídolo da torcida. Com mais de 500 partidas defendendo a Raposa, o ex-jogador conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro, duas Copas do Brasil e seis Campeonatos Mineiros, consolidando-se como peça fundamental no meio-campo da equipe celeste.
Além de seu período no Cruzeiro, Henrique também teve passagens pelo Santos e Fluminense, antes de decidir voltar às suas origens no Figueirense como parte da comissão técnica, agora sob a liderança de Elio Sizenando.