Futebol em Foco

Hong Myung-Bo deixa comando da Coreia após eliminação

Técnico sul-coreano renuncia após Copa decepcionante.
Foto: ReutersHong Myung-Bo em acao na partida entre Coreia do Sul e Africa do Sul.
Hong Myung-Bo em acao na partida entre Coreia do Sul e Africa do Sul.

O técnico Hong Myung-Bo anunciou sua demissão da seleção sul-coreana após a equipe não conseguir avançar além da fase de grupos na Copa do Mundo. A decisão veio no mesmo dia em que o presidente do país, Lee Jae-Myung, criticou duramente o treinador, chamando-o de "incompetente".

A confirmação do pedido de demissão foi feita por Myung-Bo em uma coletiva de imprensa realizada no centro de treinamento da seleção asiática em Zapopan, México. "Peço desculpas a todos os fãs do futebol coreano e aos que sempre apoiaram nossa seleção. Renunciarei ao cargo ainda hoje", declarou o técnico, que estava à frente da equipe desde julho de 2024.

Na competição, a Coreia do Sul ficou em terceiro lugar no Grupo A, somando apenas três pontos. Apesar da vitória inicial contra a República Tcheca, os sul-coreanos foram derrotados pelo México e pela África do Sul, o que frustrou as expectativas de avançar para a segunda fase.

Historicamente, os sul-coreanos têm um desempenho respeitável em Copas do Mundo. Nas últimas cinco edições, só não avançaram além da fase de grupos uma vez antes deste ano — na Rússia, em 2018. A campanha mais memorável aconteceu em 2002 quando chegaram ao quarto lugar jogando em casa e no Japão.