Futebol em Foco

Internacional contrata Ramón Díaz como técnico até 2026

Ramón Díaz assume o Internacional com contrato até 2026.
Foto: Divulgacao/InternacionalCom 17 trofeus oficiais, Ramon Diaz soma e considerado o treinador argentino mais vitorioso da historia
Com 17 trofeus oficiais, Ramon Diaz soma e considerado o treinador argentino mais vitorioso da historia

O Internacional anunciou oficialmente nesta quarta-feira, 24 de maio, a contratação de Ramón Díaz como o novo técnico da equipe principal até dezembro de 2026. Díaz, que tem 66 anos, assume o cargo no lugar de Roger Machado, que foi demitido após uma sequência de maus resultados. A apresentação oficial do treinador ocorrerá nesta quinta-feira, 25 de maio, no estádio Beira-Rio, após o treino que está programado para as 16h, no CT Parque Gigante. No sábado, Díaz já comandará o time na partida contra o Juventude, válida pelo Campeonato Brasileiro.

A nova comissão técnica conta ainda com a presença de Emiliano Díaz, filho e auxiliar do treinador, além dos assistentes Bruno Urribarri e Osmar Ferreyra. Também integram o grupo o preparador físico Diego Pereira e o analista de desempenho Juan Romanazzi. Ao desembarcar em Porto Alegre, Ramón Díaz expressou sua satisfação e declarou que pretende transformar o Internacional em um time "protagonista".

Ramón Díaz possui um histórico notável como ex-atacante da seleção argentina e também como jogador em clubes renomados, como River Plate, Napoli, Fiorentina, Inter de Milão e Monaco. Sua carreira como treinador começou no River Plate, onde conquistou sete títulos nacionais, além da Libertadores e da Supercopa Sul-Americana. Ao todo, ele acumula 17 troféus em sua carreira, sendo reconhecido como o treinador argentino mais vitorioso da história.

Com vasta experiência em clubes da América do Sul, Europa, Ásia, África, e também na seleção do Paraguai, Díaz obteve êxito igualmente no Oriente Médio, com conquistas como dois Campeonatos Sauditas e duas Copas do Rei pelo Al-Hilal, além de um vice-campeonato no Mundial de Clubes da Fifa.

No Brasil, Díaz teve uma passagem pelo Vasco em 2023, onde conseguiu evitar o rebaixamento da equipe. Mais recentemente, destacou-se no Corinthians, levando o time da zona de rebaixamento no Brasileirão à classificação para a pré-Libertadores de 2024, além de conquistar o Campeonato Paulista de 2025, vencendo o Palmeiras e encerrando um jejum de seis anos sem títulos para o clube. Entretanto, após um começo difícil no Campeonato Brasileiro, foi demitido e substituído por Dorival Júnior.