Futebol em Foco

Justiça suspende Torcida Jovem do Flamengo por dois anos

Confusões em agosto levam à punição da Torcida Jovem.
Foto: ReproducaoJustica suspende torcida organizada do Flamengo por dois anos
Justica suspende torcida organizada do Flamengo por dois anos

O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos decretou, nesta terça-feira, a suspensão por dois anos da Torcida Jovem do Flamengo. A decisão foi motivada por tumultos ocorridos no dia 31 de agosto.

O Ministério Público do Rio de Janeiro também está revisando as ações da Força Jovem Vasco e da Fúria Jovem do Botafogo. Essas torcidas são investigadas por incidentes que resultaram em mortes e ferimentos graves.

A torcida organizada do Flamengo já estava impedida de frequentar estádios desde 2021, devido a episódios de violência. Em 2025, após um acordo mediado pelo MP com a Polícia Militar e o judiciário, a torcida pôde voltar às arquibancadas. No entanto, logo no primeiro dia, houve registros de tumultos, roubos e outros atos de violência envolvendo torcedores uniformizados.

Segundo informações do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe), da Polícia Militar do Rio de Janeiro, membros da torcida participaram de desordens no dia 31 de agosto de 2025, incluindo roubos e invasões de transporte público.

Novas sanções podem ser aplicadas a outras torcidas. No dia 11 de setembro, um torcedor do Vasco foi baleado e morreu em um incidente em Oswaldo Cruz. A participação de membros da Torcida Jovem do Flamengo é investigada. Dois dias depois, um segundo homem foi morto próximo ao estádio Nilton Santos, durante uma briga entre torcedores do Botafogo.

O Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ) afirmou que os acordos de ajuste de conduta com torcidas organizadas que não seguirem as regras serão reavaliados. As condutas das torcidas do Vasco e do Botafogo já estão sob análise devido a problemas recentes apontados nos relatórios do Bepe.