O ex-meia e atual treinador Lúcio Flávio, conhecido por sua passagem no Botafogo, está vivendo um início de temporada bastante movimentado. Em menos de 40 dias, ele já esteve à frente de três equipes diferentes, atuando em dois estados e no Distrito Federal.
Recentemente, Lúcio Flávio foi contratado pelo Uberlândia para a sequência do Campeonato Mineiro. Antes disso, ele havia deixado o comando do Goiatuba-GO após apenas uma partida, uma derrota por 1 a 0 contra o ABECAT Ouvidorense, válida pelo Campeonato Goiano. Depois da partida, o treinador informou à diretoria que havia recebido uma nova oferta e decidiu pedir demissão.
Anteriormente, Lúcio Flávio foi escolhido pelo Brasiliense para a temporada 2026, mas acabou dispensado em 15 de dezembro, antes mesmo de dirigir a equipe em partidas oficiais, após um desempenho abaixo do esperado em amistosos.
No Uberlândia, Lúcio Flávio chega para substituir Jorge Castilho, que foi demitido após três rodadas do estadual. O clube, que recentemente se tornou uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), com promessa de investimento de R$ 150 milhões ao longo de 15 anos, teve um começo ruim de temporada e ocupa a última posição no Grupo A, somando apenas dois pontos.
Ao ser apresentado nesta sexta-feira, o técnico destacou a surpresa e satisfação pela proposta do Uberlândia. "Eu recebi de uma forma até surpresa, pelo fato de eu ter chegado há poucos dias ali em Goiatuba. Recebi com muita alegria também, porque eu vejo como uma boa possibilidade num contexto pessoal, profissional, a oportunidade de ter vindo aqui para o Uberlândia, até pela mudança que teve aqui no clube. Agora é tentar alinhar o mais breve possível a condição de retomar os resultados positivos," comentou o treinador.
Lúcio Flávio também compartilhou com os torcedores o estilo de jogo que pretende adotar, priorizando o equilíbrio entre os setores e buscando valorizar as qualidades de cada jogador. "Precisamos buscar equilíbrio em tudo, inclusive na hora de você ter uma forma de jogar, porque o futebol apresenta várias situações de adversários jogando de formas diferentes. Você tem que conhecer também o seu adversário. Uma coisa que eu prezo muito é tentar extrair dentro das características de jogadores no seu elenco, para você poder equacionar isso, equilibrar junto com o seu modelo de jogo," explicou.
O primeiro desafio de Lúcio Flávio à frente do Uberlândia será neste sábado, às 20h30, contra o América-MG, no Estádio Parque do Sabiá.
Artilheiro no Botafogo
Lúcio Flávio marcou seu nome na história do Botafogo ao atuar em 239 jogos em quase cinco anos, conquistando dois títulos cariocas e disputando outras duas finais estaduais. Ele é o segundo maior artilheiro do Botafogo no século 21, com 64 gols, e o principal goleador do clube no Brasileirão de pontos corridos, com 28 gols.
Além de sua passagem pelo Botafogo, Lúcio Flávio jogou por clubes como Internacional, São Paulo, Coritiba, Atlético-MG, Santos, Vitória e Paraná Clube, encerrando sua carreira como jogador em 2017 no Joinville. Após pendurar as chuteiras, iniciou sua trajetória como treinador, passando por clubes como Paraná, Botafogo, Aparecidense e São Joseense, antes de ser contratado pelo Brasiliense em 2025.
