Futebol em Foco

Marcos Fumê, conhecido treinador do futebol Maranhense, sua história...

Conhecido por sua batalha e conquistas no futebol do Maranhão, Marquinhos Fumê ou "Fumê" como é chamado, conta um pouco de sua história ao Futebol em Foco...
Foto: DivulgaçãoMarquinhos Fumê, conhecido treinador do futebol Maranhense, uma bela história que merece ser contada...
Marquinhos Fumê, conhecido treinador do futebol Maranhense, uma bela história que merece ser contada...

Marcos Fumê. Maranhense, nascido em, 02 / 12 / 1979 (42 Anos) e registrado em "Paço do Lumiar" que pertence a Grande São Luís devido a um desejo e fé de sua mãe a Srª Maria Ascensão Costa Rodrigues  e de seu querido pai que hoje não se encontra mais entre nos, o Srº Josué Campos Coelho, dois guerreiros que sempre estiveram ao lado do ex atleta profissional de futebol, que no seu início ainda muito jovem teve passagens por Expressinho, MAC e Boa Vontade ambos clubes do Maranhão, de onde logo após e apenas com 14 anos indo para São Paulo e lá teve passagens por vários clubes como. Guarani - SP, Juventus - SP, Velo Clube - SP, assim como de outros estados,Tombense - MG, Atlético Catarinense - SC, Nacional - PR, já na carreira internacional na Itália  ASD Montalcino e na Grécia, Efinikos Asteras.

Foto: Divulgação1
Marcos Fumê - ASD Montalcino -  ITÁLIA

No Clube Atlético Juventus teve uma história muito marcante junto ao professor Lorival Santos, a quem até hoje tem grande admiração, e foi ali que ganhou seu apelido Fumê, além de grande conhecimento e titulos. 

— Eramos em 3 maranhense na equipe, ai o professor por me achar rápido e que bagunçava com a defesa me apelidou de FUMÊ… rsrsrs, por fazer uma grande fumaça no ataque (linguagem do futebol) e deixar os zagueiros doidos kkkkkkkkkkk, risos de todos...

Ele se emociona ao falar que o futebol está no sangue da família e fala com lagrimas nos olhos de seu pai assim como de seu falecido tio e que teve uma carreira brilhante e conhecida no futebol do estado, falamos de Djalma Campos, ex atleta e diretor do tradicional clube maranhense, o Sampaio Corrêa.

— Minha família sempre foi e é até hoje ligada demais ao futebol, e isso vem de longe como todos podem ver… disse Fumê.

Foto: Divulgação1
Marquinhos Fumê - Foto: Nathan MSA

A virada de chave veio com o tempo, pois na época as facilidades de atuar no futebol como atleta não eram como nos dias de hoje onde e aí claro também que por se identificar com uma boa liderança em grupos de atuou, veio a ideia de se tornar treinador de futebol.


Logo de início em mais um grande clube de seu estado como treinador nas categorias de base do Moto Club, e já nos anos 90 se tornar Tri-Campeão Maranhense Sub 17, levando o clube a copaRio de Janeiro da categoria.

Naquele mesmo momento se tornou Campeão Estadual Sub 14, Vice Campeão Sub 17, também foi Tri-Campeão Maranhense Feminino e disputou logo em seguida, 3 Copas do Brasile 3 Brasileiros isso pela equipe feminina do "EC Viana".

Foto: Divulgação1
Marquinhos Fumê - Treinador pelo Moto Club e o AC Viana do Feminino..


Já no profissional teve sua primeira oportunidade em um dos clubes de seu início de carreira, o Expressinho e já se tornando Campeão Estadual levando o clube a Elite do Futebol Maranhense. Logo em seguida veio o Santa Quitéria com uma bela campanha em 2017, e os demais Boa Vontade, São José de Ribamar, Timon e agora novamente o Santa Quitéria seu atual clube no qual conseguiu o acesso da Pré Série B, que deu direito para a disputa da Série B 2023 e assim dentro 8 equipes ficou com na 5ª colocação e se quilificou a disputa da Série B em 2024.

Foto: DivulgaçãoMarquinhos Fumê, conhecido treinador de futebol Maranhense, uma bela história que merece ser contada...
Marquinhos Fumê, Santa Quitéria - Série B - 2023

— Em 2024 vamos lutar pelo acesso com o Santa Quitéria, pois já estamos trabalhando desde já e elaborando os próximos passos… frisou o treinador...

— Minha luta sempre foi grande, pois não sou apenas um treinador de futebol, pois com as dificuldades que sabemos que todos os clubes pequenos têm, muitas vezes temos que se transformar em tudo sem se importar com a opinião dos outros e sim fazer acontecer, não me importo de ser o motorista, o que arruma as roupas ou qual seja o que nunca abandono o projeto e o barco que estou... disse Fumê.

Hoje Marcos Fumê tem a assessoria da empresa  MSA na qual é parceira de vários clubes e também gestora do PFC (Pitanguense Futebol Club) que disputa as categorias de base do campeonato do Maranhão.


— Eu sempre fui uma pessoa que corri atrás dos meus objetivos e claro não me esqueço nunca dos parceiros que sempre estiveram e estão comigo onde sem eles seria impossível chegar a algum lugar, cito; Fernando Viegas (Auxiliar Técnico), Adaílton Pinheiro (Preparador Fisico), Lucival Miranda Roupeiro e nosso preparador de goleiros, Samuel.
E ao meu grande padrinho e amigo"Juca Baleia"que sempre está ao meu lado como um pai me orientando e me mostrando os caminhos a serem trilhados...

Foto: Divulgação1
Fernando Viegas (Auxiliar Técnico) /  Serginho Sócio Diretor MSA /  Marquinhos Fumê


- Ainda não cheguei aos meus objetivos, mas com fé em Deus que todos juntos vamos chegar, agradeço demais a meu novo grande parceiro Serginho da MSA que chegou em 2022 com um planejamento inovador e que já está dando resultados... E que venha 2024. Finalizou Fumê...


O calendário de 2024 promete, pois, Santa Quitéria jogará a Série B e o Pitanguense deputará todas as competições de Base.
Nos do Futebol em Foco, desejamos uma carreira longa e sucesso a mais um guerreiro do futebol brasileiro...