Futebol em Foco

Mudanças na Copa do Nordeste a partir de 2026

Nova proposta altera formato e vagas da Copa do Nordeste.
Foto: Reproducao / GazetapressBahia se sagra campeao da Copa do Nordeste de 2025
Bahia se sagra campeao da Copa do Nordeste de 2025

A Copa do Nordeste está prestes a enfrentar significativas alterações a partir de 2026. Na última quinta-feira (18), presidentes das federações nordestinas se reuniram com a CBF para discutir um novo formato para o torneio, aguardando agora a decisão da entidade sobre a proposta.

A expectativa é que a resposta da CBF seja divulgada ainda em outubro. Se aprovada, esta será a segunda mudança no regulamento em dois anos, com a competição passando a priorizar os campeonatos estaduais. Essa alteração poderá ter reflexos no cenário nacional.

Mesmo sem estar no calendário oficial da CBF, a Copa do Nordeste se prepara para o segundo ano sem a obrigatoriedade da confederação em sua organização, já que essa responsabilidade foi removida desde 2024.

Segundo informações do "Diário do Nordeste", a nova proposta prevê que a competição tenha 20 clubes, dois de cada estado, com vagas destinadas ao campeão e vice dos torneios estaduais. Bahia e Ceará teriam direito a uma terceira vaga, destinada ao terceiro colocado de seus campeonatos, por serem as federações melhor ranqueadas.

O novo formato inclui também mudanças na competição. Na primeira fase, quatro grupos com cinco equipes cada se enfrentam em disputas paralelas entre grupos, e não internamente. Os líderes e vice-líderes de cada grupo avançam para o mata-mata, que será decidido em jogos de ida e volta.

Com a nova proposta, a competição será realizada em até 11 datas, duas a menos que em 2025. Essa mudança já era especulada desde o início do ano, quando a CBF havia reservado 13 datas para o torneio.

Implicações das mudanças

Se implementadas, essas alterações afetarão os times que tradicionalmente disputavam a pré-Copa do Nordeste. Em Pernambuco, por exemplo, Sport e Retrô garantiram suas vagas ao vencerem o campeonato estadual de 2026, mas equipes como Santa Cruz e Náutico podem perder a chance de competir.

Outra mudança que pode impactar a credibilidade do torneio é a exclusão da vaga direta para a 3ª fase da Copa do Brasil, previamente concedida ao campeão. Este ajuste reduz o incentivo competitivo e pode diminuir receitas.

Anteriormente, quando a CBF era responsável pela Copa do Nordeste, os torneios regionais e estaduais foram comprimidos no calendário, levando clubes a priorizarem competições locais ou utilizarem times alternativos, gerando descontentamento entre as federações. A atual proposta sugere que a CBF está disposta a manter os estaduais sem comprometer o torneio regional, mesmo sem intenção de encerrá-lo.