Futebol em Foco

Mundial de Clubes: um desafio para o calendário do futebol brasileiro

Fifa divulga datas do Mundial de Clubes, alertando para possível conflito no calendário brasileiro.
Foto: Vitor Silva/BotafogoTaca da Libertadores
Taca da Libertadores

A divulgação das datas do Mundial de Clubes pela Fifa trouxe à tona a preocupação com um possível impacto no calendário do futebol brasileiro. A questão surge caso um time nacional conquiste a Copa Libertadores e se classifique para o Mundial de Clubes, podendo gerar conflitos de agenda.

Novo Formato do Mundial de Clubes

Em 2025, a competição será realizada entre 14 de junho e 13 de julho, contando com a participação de 32 clubes. Com quatro equipes brasileiras confirmadas na disputa (Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo), a Confederação Brasileira de Futebol precisou ajustar o calendário do Campeonato Brasileiro. Uma pausa no torneio nacional foi estabelecida no meio do ano, estendendo a competição até o final de dezembro.

Conflito de Datas

Entretanto, a sequência de títulos brasileiros na Libertadores levanta uma questão delicada. Caso a história se repita em 2025, com um clube nacional vencendo a competição sul-americana, este terá entre seus compromissos a estreia na Copa Intercontinental em 10 de dezembro, enfrentando o campeão da Concacaf no "Dérbi das Américas". As semifinais estão programadas para o dia 13 de dezembro, com a final marcada para o dia 17 do mesmo mês.

Essas datas coincidem com a realização das 35ª, 36ª e 37ª rodadas do Brasileirão, sendo que a última rodada está agendada para 21 de dezembro. O último Mundial de Clubes foi sediado no Catar, e o Botafogo, campeão brasileiro e da Libertadores, foi eliminado na primeira fase, enfrentando o Pachuca.