Futebol em Foco

Premiação Fifa The Best 2021; Confira os vencedores

A cerimônia foi apresentada pela jornalista Reshmin Chowdhury e o jogador Jermaine Jenas.
Foto: Futebol na VeiaRobert Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo
Robert Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), a Premiação Fifa The Best 2021. A cerimônia foi apresentada pela jornalista Reshmin Chowdhury e o jogador Jermaine Jenas.

Prêmio Especial Feminino:

Foto: ConcacaSinclair comemora feito de 185 gols
Sinclair comemora feito de 185 gols

A atacante canadense Christine Sinclair recebe o prêmio especial da Fifa pela carreira no futebol feminino. A jogadora do Portland Thorns, de 38 anos, é a maior artilheira de seleções, entre homens e mulheres, com 188 gols marcados com a camisa do Canadá;

Melhor Goleira:

Foto: Reprodução/TwitterGoleira Claudia Endler
Goleira Christiane Endler

A chilena Christiane Endler supera Stephanie Lynn Marie Labbé e Katrin Berger e conquista o prêmio de melhor goleira do mundo. Chris Endler é considerada há alguns anos uma goleira acima da média a nível internacional, mas nunca tinha recebido um prêmio tão importante. Embora hoje atue pelo Lyon, ela foi eleita por suas atuações pelo Paris Saint-Germain na temporada anterior, quando ajudou o agora ex-time a conquistar o título francês, encerrando uma hegemonia de 14 anos do Lyon.

Melhor Goleiro:

Foto: ReutersO senegalês Edouard Mendy, do Chelsea, vence o prêmio da Fifa de melhor goleiro do mundo
O senegalês Edouard Mendy, do Chelsea, vence o prêmio da Fifa de melhor goleiro do mundo

 O senegalês Édouar Mendy, do Chelsea, foi eleito o melhor goleiro do mundo na cerimônia Fifa The Best, nesta segunda-feira. Campeão da Liga dos Campeões com o time inglês, o goleiro de 29 anos tinha como principal concorrente Gianluigi Donnarumma, do Paris Saint-Germain, que ganhou a Eurocopa com a seleção italiana. O outro finalista foi o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique.

Puskas (gol mais bonito)

Foto: ReutersLamela Arsenal Tottenham
Lamela Arsenal Tottenham

Erik Lamela desbanca os finalistas Mehdi Taremi e Patrik Schick e conquista o prêmio Puskas, com o gol mais bonito do ano. Ele marcou de letra num clássico entre Tottenham e Arsenal. O gol de Lamela foi marcado quando ele ainda defendia o Tottenham, na Inglaterra. O toque de letra, dentro da área, foi feito na derrota dos Spurs para o Arsenal por 2 a1, no clássico londrino, no dia 14 de março de 2021.

Fifa Fair Play

Foto: Hannah Mckay/ReutersCinturão humano dos jogadores da Dinamarca ao redor de Eriksen, enquanto meia era atendido
Cinturão humano dos jogadores da Dinamarca ao redor de Eriksen, enquanto meia era atendido

O prêmio Fair Play é entregue à seleção dinamarquesa e a equipe médica da Dinamarca pelo socorro prestado a Christian Eriksen na estreia da Eurocopa

Melhor Treinador (feminino)

Foto: Getty ImagesEmma Hayes no comando do Chelsea
Emma Hayes no comando do Chelsea

A treinadora do Chelsea, Emma Hayes, de 45 anos, superou na votação o espanhol Lluís Cortés, campeão da Liga dos Campeões com o Barcelona e atualmente na seleção da Ucdrânia, e a holandesa Sarina Wiegman, vencedora do prêmio ano passado à frente da seleção do seu país e agora treinadora da seleção da Inglaterra. A treinadora que levou o Chelsea aos títulos do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, além do vice-campeonato na Liga dos Campões da Uefa.

Melhor Treinador (masculino)

Foto: DivulgaçãoThomas Tuchel
Thomas Tuchel

O alemão Thomas Tuchel conquistou nesta segunda-feira o prêmio Fifa The Best de melhor técnico do mundo no futebol masculino na temporada 2020/21. O técnico do Chelsea superou na votação o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, e o italiano Roberto Mancini, que dirige a seleção do seu país. O Chelsea fez a dobradinha na cerimônia, com a vitória de Emma Hayes como melhor treinador do futebol feminino.

Fifa Fans Award

Foto: REUTERS/Wolfgang RattayJogadores e comissão técnica da Dinamarca se abraçam diante da torcida antes do reinício do jogo contra a Finlândia depois do mal súbito de Eriksen em campo
Jogadores e comissão técnica da Dinamarca se abraçam diante da torcida antes do reinício do jogo contra a Finlândia depois do mal súbito de Eriksen em campo

O ex-goleiro brasileiro Júlio César entrega o prêmio Fifa Fans Awards para torcedores da Dinamarca e da Finlândia pelo apoio no mau súbito sofrido por Christian Eriksen.

Seleção FIF PRO (feminina)

Foto: João Normando/FAFMarta é indicada à seleção FIF PRO feminina no Fifa The Best
Marta é indicada à seleção FIF PRO feminina no Fifa The Best

Goleira: Christiane Endler

Defensoras: Bronze, Renard, Bright, Eriksson

Meio-campistas: Banini, Lloyd, Bonanser

Atacantes: Miedema, Marta, Alex Morgan

Seleção FIF PRO (masculina)

Foto: AFPCristiano Ronaldo e Messi fazem parte da seleção da Fifa em todos os anos desde 2008
Cristiano Ronaldo e Messi fazem parte da seleção da Fifa em todos os anos desde 2008

Goleiro: Donnarumma

Defensores: Rúben Dias, Bonucci e Alaba

Meio-campistas: Kanté, Jorginho e De Bruyne

Atacantes: Messi, Haaland, Lewandowski e Cristiano Ronaldo

Melhor Jogadora do Mundo

Foto: DivulgaçãoMelhor jogadora do mundo
Melhor jogadora do mundo

A meia-atacante espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, ganhou o prêmio Fifa The Best de melhor jogadora do mundo nesta segunda-feira, confirmando o favoritismo que ela trazia desde outubro, quando recebeu a Bola de Ouro da revista France Football.

Melhor Jogador do Mundo

Foto: Futebol na VeiaRobert Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo
Robert Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo

Robert Lewandowski é o melhor jogador do mundo da temporada 2020/2021. O atacante do Bayern de Munique venceu o prêmio The Best, anunciado pela Fifa nesta segunda-feira, em cerimônia na Suíça. Ele superou os finalistas Messi e Salah. 

Prêmio Especial

Cristiano Ronaldo não esteve entre os finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo, mas ainda assim levou um troféu na cerimônia The Best da Fifa, realizada nesta segunda-feira, na Suíça. O craque português ganhou uma premiação especial, como maior artilheiro de seleções da história.