
O Conselho Nacional de Clubes se reuniu recentemente para discutir possíveis mudanças no regulamento do Campeonato Brasileiro, que podem entrar em vigor a partir de 2027. Durante o encontro do Conselho Técnico da CBF, foram abordadas questões como a redução do número de clubes rebaixados e o limite de atletas estrangeiros por partida. As propostas serão agora submetidas a uma análise detalhada ao longo dos próximos meses, período em que serão avaliados os argumentos favoráveis e contrários às alterações sugeridas.
Outro ponto em debate é a possível proibição do uso de gramados sintéticos, tema que poderá ser incluído nas deliberações futuras. Caso aprovadas, todas essas mudanças passarão a valer a partir de 2027. Atualmente, o limite de jogadores estrangeiros por equipe foi ampliado de cinco para nove na última temporada, decisão bem aceita no meio esportivo e com chances de ser confirmada de forma definitiva.
Por outro lado, a redução no número de rebaixados tem gerado divergências. Um dos principais argumentos contrários à mudança diz respeito à proporcionalidade da competição, já que atualmente 20% dos times são rebaixados ao final da temporada. A eventual alteração nas regras afetaria todas as divisões do futebol brasileiro. O Conselho Nacional de Clubes pretende manter reuniões mensais com a CBF ao longo do ano para aprofundar as discussões e definir possíveis ajustes nas diretrizes do campeonato.