
A Sampdoria, tradicional clube do futebol italiano, viveu um dia sombrio em sua história centenária. Após 78 anos de história, o time teve um desfecho amargo ao empatar em 0 a 0 com o Juve Stabia e ser rebaixado para a Terceira Divisão pela primeira vez. O Stadio Romeo Menti testemunhou a queda da equipe na 38ª rodada da Serie B, com a Sampdoria terminando em 18º lugar.
@jpsampaio96 A tradissionalíssima Sampdoria está rebaixada para a Série C italiana 😢 #TikTokEsportes #futebol #sampdoria #futeboleuropeu #serieatim
♬ i was only temporary - my head is empty
Desafios e Mudanças na Sampdoria
Desde o início da temporada, a Sampdoria enfrentou momentos turbulentos, passando por quatro treinadores distintos. O renomado Andrea Pirlo, campeão mundial, iniciou o ano como técnico, seguido por Andrea Sottil e Leonardo Semplici. Em meio à crise, Alberico Evani foi chamado em abril na tentativa de evitar o rebaixamento iminente.
Comandado por Andrea Radrizzani, empresário italiano interessado na SAF do Vasco, o clube sofreu não apenas no campo, mas também fora dele. Eliminado precocemente da Copa da Itália, a Sampdoria não conseguiu se sobressair em sua única outra competição da temporada, caindo nas oitavas de final diante da Roma, em uma derrota por 4 a 1.
Ascensões e Descensos na Serie B
A tristeza da Sampdoria contrastou com a alegria de Sassuolo e Pisa, que garantiram seus lugares na Serie A após uma temporada competitiva na Segunda Divisão. Enquanto a Sampdoria agora terá que se reinventar na Terceira Divisão, Cittadella e Cosenza também lamentaram o rebaixamento juntamente com o tradicional clube italiano.
Após uma década na Serie B, desde a temporada 2022/23, a Sampdoria encerrou seu ciclo na divisão secundária do futebol italiano, retornando à Terceira Divisão em um momento de grandes desafios e incertezas, enquanto busca se reerguer e recuperar seu prestígio no cenário nacional.